Acompanhe Portugal no Europeu no Flashscore
A capital eslovena de Ljubljana, e nomeadamente a Arena Stozice, volta a acolher a equipa das quinas, que criou as primeiras memórias muito felizes nesse local, em 2018, ao conquistar a primeira grande competição internacional do palmarés.
Desde então, Portugal repetiu esse feito em 2022, num torneio organizado pelos Países Baixos, intercalado com a inédita conquista do Campeonato do Mundo, em 2021, realizado na Lituânia, curiosamente outro dos anfitriões desta competição.
Em 2018, Portugal superou Ucrânia e Roménia no Grupo C e, na fase eliminatória, derrotou Azerbaijão (8-1), Rússia (3-2) e Espanha (3-2, após prolongamento), o que permitiu aos pupilos de Jorge Braz arrebatar pela primeira vez o troféu continental.
Quatro anos volvidos, e já com estatuto de campeão do mundo, um novo sucesso: após despachar Ucrânia, Países Baixos e Sérvia no grupo, venceu a Finlândia (3-2), a Espanha (3-2) e a Rússia (4-2), confirmando nova hegemonia na modalidade.
Antes de 2018, o maior feito de Portugal tinha sido alcançar a final, em 2010, com uma derrota por 4-2 frente à seleção espanhola – recordista de troféus, com sete – a impedir o sonho, após superar Sérvia e Azerbaijão na fase a eliminar do torneio.
Portugal apenas falhou a edição inaugural, em 1996, e a terceira, em 2001, sendo que não superou a fase de grupos em 1999, 2003 e 2005, ao terminar sempre na terceira posição de cada agrupamento - só passam os dois primeiros colocados.
Alcançar a fase a eliminar só foi possível em 2007, quando Portugal foi segundo no grupo e perdeu nas grandes penalidades contra a Espanha, nas meias-finais, com o jogo de atribuição do terceiro lugar a cair posteriormente a favor da Rússia (3-2).
Depois de 2010, Portugal colocou-se entre os candidatos, mas, em 2012, caiu nos quartos de final com a Itália, carrasco novamente em 2014, mas nas meias-finais da prova, voltando os lusos a terminar no quarto posto, ao perder com a Espanha, que voltou a ser mais forte nos quartos de final, em 2016, com uma vitória por 6-2.
No Europeu, Portugal defrontará no Grupo D Itália, Hungria e Polónia, em 24, 27 e 29 de janeiro, respetivamente, na Arena Stozice, na capital eslovena de Ljubljana.
Os dois primeiros de cada um dos quatro agrupamentos avançam para os quartos de final, a disputar em 31 de janeiro e 01 de fevereiro, enquanto as meias-finais se jogam no dia 04 e a final e jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares no dia 07.
