Europeu de Futsal: Portugal em Grupo D difícil, mas com favoritismo absoluto

Portugal pronto para o Europeu
Portugal pronto para o EuropeuFPF

A seleção portuguesa de futsal encontra-se inserida no Grupo D do Campeonato da Europa ao lado das congéneres de Itália, Hungria e Polónia, que prometem causar dificuldades, mas sem beliscar o favoritismo luso.

Acompanhe Portugal no Europeu no Flashscore

Bicampeão continental em título, Portugal parte para nova fase final com o intuito claro de disputar até ao fim a hipótese do tri, depois das edições de 2018 e 2022, intercaladas pela inédita conquista lusa de um Campeonato do Mundo, em 2021.

Os 14 jogadores comandados pelo selecionador Jorge Braz iniciam a competição diante da Itália, que conta igualmente com dois Europeus de futsal no palmarés e apresenta um plantel muito experiente, embora longe do fulgor de outros tempos.

Orientada por Salvatore Samperi, a Itália conta com o sportinguista Alex Merlim e o ex-bracarense Ítalo Rossetti, num grupo com média de idades de 31,8 anos que eliminou no play-off o Cazaquistão, carrasco de Portugal no derradeiro Mundial.

Com todos os jogos lusos marcados para a Arena Stozice, na capital eslovena de Ljubljana – onde Portugal arrebatou o primeiro Europeu, em 2018 -, a partida face à seleção transalpina terá início às 13:30 (hora de Portugal continental) de sábado.

Já o segundo duelo será face à Hungria, a seleção menos cotada do agrupamento, embora, sob liderança do espanhol Sergio Mullor, tenham obtido bons resultados recentes, tendo eliminado a Roménia no play-off de acesso à fase final do torneio.

A Hungria, apurada pela quarta ocasião para um Campeonato da Europa de futsal, é adversária de Portugal a partir das 16:30 do dia 27 de janeiro, numa ronda que já poderá ditar qualificações rumo aos quartos de final, dependendo dos resultados.

No terceiro e último encontro do Grupo D, às 19:30 de 29 de janeiro, a equipa das quinas encara a Polónia, seleção vista por muitos - incluindo Jorge Braz - como a que mais tem crescido nos últimos tempos e que poderá criar surpresas na prova.

Blazej Korczynski é o selecionador de uma formação polaca que evitou o play-off, ao fechar a qualificação no primeiro lugar do seu grupo, à semelhança do que fez Portugal, líder 100% vitorioso contra Países Baixos, Andorra e Macedónia do Norte.

Os dois primeiros de cada um dos quatro agrupamentos avançam para os quartos de final, a disputar em 31 de janeiro e 01 de fevereiro, enquanto as meias-finais se jogam no dia 04 e a final e jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares no dia 07.