"O grupo está feliz, já estávamos com saudades de estar aqui todos juntos. Estamos com muita vontade de preparar o Europeu da melhor forma e encarar esta fase com muita dedicação, queremos continuar a mostrar aquilo que somos. Ainda temos algum tempo até ao Europeu e agora é afinar e melhorar certas coisas", lançou o atleta.
Os comandados de Jorge Braz iniciaram a concentração no domingo e cumprem esta segunda-feira uma dupla sessão de treino na FPF Arena Portugal, dando início ao estágio de preparação que contempla dois jogos com a Croácia, em Vila do Conde.
"Todos sabemos que a Croácia é uma equipa muito forte, é uma seleção que costuma estar nas decisões e vai estar num bom patamar no Europeu. A qualificação deles para a fase final foi impecável, fizeram 18 pontos e venceram todos os jogos, tal como nós", salientou Edu, em declarações reproduzidas pelos meios da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
"Só isso demonstra o nível e a capacidade deles, é uma equipa muito forte fisicamente e com jogadores com muita qualidade. Serão dois bons testes para nós", sublinhou.
Este é o primeiro estágio da seleção de preparação para o próximo Campeonato da Europa, que se disputa na Letónia, Lituânia e Eslovénia, entre 20 de janeiro e 07 de fevereiro de 2026, com Edu a apontar para a importância destas concentrações.
"O grupo está sempre unido, mas é verdade que os treinos e estes estágios mensais ajudam muito no fortalecimento das dinâmicas. É um planeamento que nos vai ajudar muito na preparação do Europeu", afirmou Edu, que atua nos espanhóis do El Pozo Murcia.
E rematou: "É sempre especial, sempre que vejo o meu nome na convocatória é um orgulho diferente. Tenho sempre muita vontade de voltar aqui e estar com os meus companheiros. Muito feliz por representar Portugal".