Na Arena Riga, na Letónia, a seleção local, estreante absoluta em fases finais de Europeus, surpreendeu a congénere da Geórgia (4-0), que se encontra na sua segunda participação, depois de ter logrado os quartos de final na última edição da prova.
Germans Matjusenko, aos três minutos, Edgars Tarakanovs, aos 25 e 27, e Andrejs Baklanovs, aos 40, apontaram os tentos da formação letã, que assumiu o topo do agrupamento, com três pontos.
No outro jogo, um bis de Duje Kustura, aos 14 e 35 minutos, impediu o triunfo dos gauleses, que foram a surpresa do Mundial-2024, ao terminar no quarto posto, mas os golos de Mamadou Touré, aos 15, e Ouassini Guirio, aos 17, foram insuficientes na entrada em falso (2-2).
No entanto, os croatas contam com mais experiência em Europeus, tendo como melhor resultado o quarto lugar de 2012, sendo que as duas equipas somam um ponto, à frente da Geórgia, sem nenhum, com as aspirações totalmente intactas.
Se o primeiro dia do Campeonato da Europa contou com dois jogos do Grupo A, o segundo tem aprazado as duas partidas da primeira ronda do Grupo B, na cidade lituana de Kaunas, nomeadamente Arménia-Ucrânia e Lituânia-República Checa.
Os ucranianos, terceiros no Mundial e em busca de um inédito título, defrontam os estreantes arménios às 15:00 (horas em Lisboa), ao passo que a co-anfitriã Lituânia também se estreia face aos checos, três horas depois, na Zalgirio Arena.
A estreia da seleção portuguesa, bicampeã europeia em título, está marcada para as 13:30 de sábado, frente à Itália, vencedora em 2003 e 2014, em duelo do Grupo D – que também conta com Hungria e Polónia -, na Arena Stozice, em Liubliana.
