Avançam para os quartos-de-final a seleção lusa e também a Bélgica, adversário dos bicampeões em título no domingo, França, Croácia, Ucrânia, Arménia, Espanha e Itália.
Esta quinta-feira, fechou-se o Grupo D, com Portugal a concluir com nove pontos e 14-5 nos golos, depois de um descontraído sucesso, enquanto a Itália empatou 2-2 com a Hungria e garantiu o segundo lugar - ambos chegaram aos quatro pontos, mas o saldo global de golos foi favorável aos transalpinos.
O Grupo C também encerrou, com domínio da Espanha, que conseguiu igualmente o pleno de triunfos, depois de golear hoje a Bélgica por 10-3.
Os belgas terminam com três pontos, a par de Eslovénia e Bielorrússia, beneficiando do melhor registo de golos, no campeonato a três. A vitória de hoje dos eslovenos sobre os bielorrussos, por 3-2, acabou por ser curta, atendendo aos resultados dos dias anteriores.
No sábado, o programa inclui o França-Ucrânia e o Arménia-Croácia. No domingo, os quartos prosseguem com Portugal-Bélgica e Espanha-Itália.
Em Liubliana, a seleção lusa, que já tinha vencido Itália (6-2) e Hungria (5-1) e entrou na quadra com o apuramento e o primeiro lugar da poule assegurados, venceu com golos de Tomás Paçó (seis minutos), André Coelho (15) e Rúben Góis (37), contra os dos polacos Leszczak (14) e Zastawnik (18).
Portugal não forçou e por duas vezes consentiu que os polacos, que seguem no 11.º lugar do ranking, empatassem, ainda no primeiro tempo, para assegurar a vitória já na segunda parte
O Campeonato da Europa de futsal iniciou-se na quarta-feira e prolonga-se até dia 07 de fevereiro, numa organização tripartida entre a Eslovénia, Letónia e Lituânia.
