Portugal voltou a mostrar a sua força no Europeu de Futsal Sub-19 e garantiu presença na final após vencer a Eslovénia por 3-0, em Chisinau, assegurando o reencontro com a Espanha, adversário que já tinha defrontado na conquista do título em 2023.
Recorde as incidências do encontro
Depois de fazer o pleno na fase de grupos, Portugal marcou encontro com a Eslovénia, segunda classificada no grupo B e a mesma seleção que defrontou nas meias-finais do Europeu conquistado em 2023.
Na antevisão ao encontro, Pedro Cary, antigo internacional português e adjunto de José Luís Mendes, tinha recordado essa meia-final difícil para a equipa portuguesa, que venceu pela margem mínima (3-2) antes de conquistar o título diante da Espanha, mas o cenário esteve perto de se repetir, desta vez em solo moldavo, apesar da entrada com tudo da equipa nacional.
Logo ao primeiro minuto de jogo, Tiago Rodrigues abriu o marcador com um remate de fora da área, aproveitando um cruzamento de Simão Cordeiro a partir do flanco esquerdo, mas a taxa de eficácia foi diminuindo com o passar dos minutos.
Ao intervalo, o 1-0 manteve-se, apesar de Portugal ter estado quase sempre por cima da partida, embora Eurico Cunha, guarda-redes português, tivesse sido importante para negar o empate na sequência de contra-ataques eslovenos.
No entanto, Portugal voltou a entrar melhor na segunda parte e chegou mesmo ao 2-0, desta vez após cabeceamento de Miguel Malhão (27'), após tentativa de Eduardo Tchuda.
A Eslovénia arriscou o 5x4 para tentar reduzir o marcador, mas nunca conseguiu ameaçar a baliza de Eurico Cunha, que assinou, de área a área, o 3-0 que confirmou o apuramento para a final. Portugal vai agora defender o título diante da Espanha, seleção que guarda más memórias da decisão de 2023.