Mais

Futsal: Portugal sagra-se bicampeão europeu sub-19 com triunfo épico sobre a Espanha (3-2)

Portugal e Espanha lutaram pelo troféu
Portugal e Espanha lutaram pelo troféuFPF

Portugal conquistou este domingo o título de campeão europeu de futsal sub-19, ao vencer a Espanha por 3-2, após prolongamento, na final disputada em Chisinau, na Moldávia. A seleção nacional completou, assim, com chave de ouro, um percurso irrepreensível na competição

Recorde as incidências da partida

O encontro começou equilibrado, mas foi a Espanha a inaugurar o marcador, aos 15 minutos, por intermédio de Ruano, depois de uma boa jogada individual de Miquel González. Antes, o próprio Ruano já tinha obrigado Eurico Cunha a uma defesa de grande nível.

Portugal reagiu e, ainda na primeira parte, esteve perto do empate: Tiago Rodrigues criou perigo e Rodrigo Monteiro atirou por cima, antes de Renato Almeida acertar com estrondo na barra.

A seleção espanhola voltou a ser eficaz e, aos 30 minutos, Nacho Olivares fez o 2-0, rodando bem sobre Martim Castela. No entanto, Portugal não baixou os braços e respondeu de imediato. Um minuto depois, Simão Cordeiro reduziu para 2-1, repondo a esperança lusa. Já perto do fim do tempo regulamentar, Rodrigo Monteiro acertou no poste, mas na recarga Tiago Rodrigues, no papel de guarda-redes avançado, rematou para o empate (2-2), levando a decisão para o prolongamento.

A união dos jovens portugueses
A união dos jovens portuguesesFPF

Golo da vitória a 14 segundos do fim

No tempo extra, Portugal desperdiçou um livre de dez metros, com Rodrigo Monteiro a ver o guarda-redes espanhol negar-lhe o golo. Mas a persistência portuguesa foi recompensada já nos instantes finais: a 14 segundos do fim, Tchuda surgiu no momento decisivo para fazer o 3-2 e selar uma vitória inesquecível.

Com este triunfo, Portugal conquista pela segunda vez o Campeonato da Europa de Futsal Sub-19, confirmando a excelência do trabalho de formação e o talento de uma geração que promete muito para o futuro da modalidade.