Mundial futsal feminino: 11.ª final do futsal português em busca do título que falta

Portugal goleou a Argentina por 1-7 nas meias-finais
Portugal goleou a Argentina por 1-7 nas meias-finaisFPF

A seleção portuguesa vai disputar no domingo a 11.ª final internacional do futsal luso, na edição inaugural do Mundial feminino, em busca do único título que falta ao país em competições oficiais.

Em Manila, a equipa comandada por Luís Conceição garantiu hoje a presença na final, depois de golear a Argentina, por 1-7, e mantém o percurso 100% vitorioso, esperando agora por adversário, que vai sair do confronto entre o Brasil e a Espanha.

O Mundial feminino é mesmo a única competição oficial que falta a Portugal, uma vez que as seleções masculinas já conquistaram o Europeu, o Mundial e a Finalíssima em seniores e o Europeu de sub-19.

Para a seleção feminina esta será a terceira final, depois das derrotas nas finais dos Europeus em 2019 e 2023, ambas frente à Espanha, que pode reencontrar no domingo, e em Gondomar.

Se a primeira final foi muito desequilibrada, com um claro 4-0 para a Espanha, a segunda apenas foi decidida no desempate por grandes penalidades, por 4-1, após uma igualdade a três no final do tempo regulamentar.

Nas 10 finais lusas, a Espanha foi adversária em oito ocasiões e esteve na estreia portuguesa em encontros decisivos, em 2010, derrotando Portugal por 4-2 no Europeu, que se disputou na Hungria.

A ‘vingança’ surgiu em 2018, igualmente no final, com Bruno Coelho a dar o triunfo por 3-2 a Portugal na Hungria, já no prolongamento e depois de a grande estrela portuguesa Ricardinho se ter lesionado.

A seleção sénior masculina não voltou a perder uma final e, três anos depois, sagrou-se campeã mundial, com uma vitória na Lituânia sobre a Argentina, por 2-0, com dois golos de Pany Varela.

O segundo título europeu demorou apenas um ano a ir para as vitrines da Cidade do Futebol, num 2022 de luxo para Portugal, que, nos Países Baixos, bateu a Rússia, por 4-2, num encontro em que esteve a perder 2-0, mas acabou por dar a volta.

Sete meses depois, novo título para a seleção masculina, com a vitória na primeira edição da Finalíssima, que juntou na Argentina equipas europeias e sul-americanas, com a ausência notada do Brasil, tendo Portugal vencido a Espanha, por 4-2 no desempate por penáltis, após um empate a um.

A vitória na Finalíssima acontece apenas cinco dias depois de Portugal se ter sagrado campeão europeu de sub-19, com uma vitória clara sobre a Espanha, por 6-2, invertendo os papéis do que tinha acontecido um ano antes, com triunfo espanhol pelo mesmo resultado.

A final do Mundial feminino será a segunda de 2025 para Portugal, depois de novo triunfo no Europeu de sub-19, sempre contra a Espanha, desta vez por 4-3, após prolongamento, graças a um golo de Eduardo Tchuda nos segundos finais.