Mundial Futsal feminino: Janice Silva assinala "momento muito feliz" após "muitos anos" de espera

Janice Silva ao serviço da equipa das quinas
Janice Silva ao serviço da equipa das quinasFPF

Janice Silva, jogadora da seleção portuguesa feminina de futsal classificou a participação na histórica primeira edição do Campeonato do Mundo da modalidade, a disputar nas Filipinas, um “momento muito feliz” após “muitos anos” de “espera”.

“A expectativa é sempre alta. Estamos focadas no trabalho que temos vindo a desenvolver, são muitos anos à espera de uma competição destas e acho que é um momento muito feliz para qualquer atleta que aqui esteja e também para quem está de fora”, admitiu a internacional portuguesa, de 28 anos, em ronda de imprensa realizada na Cidade do Futebol, em Oeiras.

A pivot assume estar a cumprir “um sonho” e recorda as suas raízes humildes, de um bairro social na Amadora, que espera “honrar” como uma inspiração para os jovens que, tal como no seu caso, iniciam o seu percurso nessas origens.

“Acho que é um momento muito bom na minha carreira, porque é um sonho desde criança chegar a um campeonato do mundo e, acima de tudo, também honrar, neste caso, onde cresci, as minhas raízes. Cada vez que vejo um miúdo no bairro social na Amadora (de onde é natural), cativa-me imenso e dá-me mais vontade de trabalhar porque comecei do zero para conseguir chegar a este nível e é um orgulho tremendo para mim e para os meus familiares”, assinalou, com emoção.

A seleção lusa, finalista dos Europeus em 2019 e 2022 e semifinalista em 2023, integra o Grupo C do Mundial, juntamente com Tanzânia, Japão e Nova Zelândia.

A primeira edição do Mundial vai ser disputada na PhilSports Arena, na área metropolitana de Manila, entre 21 de novembro e 07 de dezembro.

Em prova vão estar 16 seleções, na disputa por duas vagas em cada um dos quatro grupos para os quartos de final.