Mundial futsal feminino: Portugal goleia Argentina (1-7) e está na final

A festa das jogadoras de Portugal
A festa das jogadoras de PortugalFPF

Portugal goleou esta sexta-feira a Argentina, por 1-7, e carimbou o passaporte para a final do Mundial feminino de futsal, onde vai defrontar Brasil ou Espanha.

Recorde as incidências da partida

Resultado final
Resultado finalFlashscore

Na quadra do PhilSports Arena, em Pasig, nas Filipinas, desde cedo se percebeu que Portugal iria partir para um triunfo confortável diante da Argentina.

Aos 57 segundos já se ouvia Xutos & Pontapés no PhilSports Arena, banda sonora dos golos portugueses no Campeonato do Mundo Feminino de Futsal. Carolina Pedreira assistiu Lídia Moreira no remate de primeira do 0-1 que fez soar "A minha casinha", escolha adequada para o que se seguiu, o espetáculo de uma equipa que se instalou na quadra com o domínio de quem se sente em casa.

Como noutras ocasiões, Portugal soube simplificar o jogo. Antes de o inundar com talento criativo, cerrou os dentes e fez uma parede à frente de Ana Catarina Pereira, a cortar quaisquer hipóteses ao jogo físico que a Argentina procurava. Pouco depois de marcar, Lídia Moreira estava na área a atrapalhar o remate de Melina Quevedo (3'). Aos 6', Janice Silva e Maria Pereira travaram, a dois tempos, Mailen Romero. Ficou provado que a agilidade do futsal das portuguesas estava preparada para resistir sem perder a vocação criativa. Janice Silva mostrou-o, aos 7', num passe longo para Inês Matos, encostada à linha, na direita, encontrar Fifó solta ao segundo poste para fazer o 0-2.

Fiel à identidade, a Seleção Nacional foi atrás da felicidade em cada lance. Aos 9', Lídia Moreira intercetou uma reposição de bola e fez o 0-3, que abalou definitivamente as adversárias. A Argentina pediu um minuto, mas não se recompôs, porque a quadra era de Portugal, de uma equipa inteira, coesa no domínio, como Janice Silva mostrou, aos 10', quando Janice Silva recuperou no meio-campo progrediu em tabela com Fifó e antecipou-se à defesa no remate para o 0-4. Aos 11', Fifó fez algo parecido, ao iniciar o lance que viria a consumar o 0-5, com assistência de Maria Pereira.

O 0-6, aos 15', ofereceu o retrato perfeito da partida, com o atraso de Ana Azevedo para Fifó, que esperou que a capitã avançasse na quadra para lhe devolver a bola lá na frente e vê-la depois tirar do caminho Melina Quevedo e Trinidad d'Andrea, com toda a classe, para dar ao marcador a expressão de goleada. A Argentina teve a melhor oportunidade do primeiro tempo aos 18', quando Carolina Nuñez ganhou espaço, mas não teve lucidez e rematou por cima.

O segundo tempo abriu com novo golo português, que começou nos pés de Janice Silva e teve Maria Pereira a assistir Inês Matos no 0-7, ao segundo poste (21'). A partida conheceu, então, uma fase mais incaracterística, com a Argentina a tentar impor o jogo físico, de novo sem sucesso e com um par de cartões amarelos para Lucia Rossi e Luciana Natta. Na baliza portuguesa, Ana Catarina Pereira opos-se com a bravura do costume a um livre potente de Agostina Chiesa (25'). Aos 37', Lídia Moreira e Carolina Pedreira ficaram perto de aumentar a vantagem mas acabou por ser Romero, aos 38´, a marcar o tento de honra das argentians nesta partida histórica para Portugal. 

Portugal espera agora por Brasil ou Espanha para a final do Mundial feminino, marcada para domingo, às 11:30.