Mundial futsal feminino: Portugal goleia Itália (7-2) e está nas meias-finais

Portugal goleou Itália por 7-2 nos quartos de final do Mundial
Portugal goleou Itália por 7-2 nos quartos de final do MundialRouelle Umali / Xinhua News / Profimedia

Portugal goleou esta terça-feira a Itália por 7-2, no jogo dos quartos de final do Mundial de Futsal feminino, carimbando o passaporte para as meias-finais da competição, que decorre nas Filipinas, onde vai defrontar a Argentina.

Recorde as incidências da partida

A Itália tentou impor o jogo físico desde o primeiro minuto, sem surpresa e sem sucesso, apesar da pressão de Brenda Bettioli, que Ana Catarina Pereira controlou e Ana Azevedo rapidamente virou a favor de Portugal, com um cartão amarelo a Renata Adamatti a ilustrar a imunidade à tensão que viria a temperar o jogo.

A capitã da Seleção Nacional foi mais longe e rapidamente viria a abrir caminho à vantagem, depois de Carolina Pedreira servir o remate forte de Kika (2') e de Berti ver a guardiã portuguesa frustrar-lhe o remate, com a recarga a voar para fora da quadra. 

Foi aos 6' que Ana Azevedo simplificou o encontro, rápida a pensar e a executar com o um passe para Carolina Pedreira fazer o 1-0. O 2-0 chegou no mesmo minuto, com a sagacidade da capitã de Portugal de novo em evidência, ao intercetar um alívio da guarda-redes e a oferecer a bola ao toque de calcanhar com que Lídia Moreira fez a bola passar sob Sestari.

A reação transalpina encontrou Portugal preparado, com Inês Matos a crescer num par de boas intervenções (9'), e foi de penálti que reduziu, aos 10', depois de o recurso do suporte de vídeo confirmar a trajetória do remate de Renata Adamatti que desviara no joelho de Inês Matos e na mão de Fifó. Erika Ferrara fez o 2-1 que lançou Portugal num período de pressão, com três cantos e uma oportunidade para aumentar a vantagem que escapou a Kaká (11').

Aos 14', Itália voltou a pedir recurso ao suporte de vídeo, apenas para confirmar que Ana Catarina Pereira saíra da área para fazer um corte limpo. Seguiu-se um período de domínio português, com três tentativas promissoras de Maria Pereira, a que Itália respondeu, aos 18', com uma bola na direita para Renata Adamatti, que antes de poder rematar viu Ana Azevedo deslizar-lhe à frente e afastar o perigo. Antes do intervalo, Ana Catarina Pereira voltou a travar o apetite de Renata Adamatti.

A segunda parte trouxe mais golos portugueses, carregados de emoção. Aos 21', Lídia Moreira ganhou a bola a uma adversária, libertou-se e correu mais do que a concorrência para atirar sem hipótese de defesa para o 3-1.

Aos 24', Janice Silva fez o 4-1, um lance monumental em que tirou a bola a Gaby Vanelli, que ficou no chão enquanto a pivô desenhou um chapéu a Ana Sestari. Aos 28', Helena Nunes avançou para oferecer o 5-1 a Kika, que recebeu na direita e atirou ao ângulo. Itália tentou voltar à discussão do resultado, em 5 para 4, e Renata Adamatti assistiu Sara Boutimah para o 5-2.

Aos 32', Berti surgiu solta na esquerda com espaço para rematar com perigo, mas ao lado, e pouco depois Ana Azevedo viu o golo escapar por pouco. Portugal queria mais e foi, novamente, a vontade enorme que mora dentro de Lídia Moreira a fazer o 6-2, ao intercetar uma bola na defesa e atirar do meio da rua para as meias-finais, aos 35'.

O sexto golo de Portugal esmoreceu a reação de Itália. As transalpinas insistiram no 5 para 4, mas sem sucesso, com Portugal a defender de forma compacta. E foi a pressionar alto que Portugal fez mais um golo, por Janice Silva, a pressionar Bettioli e a marcar o sétimo.

Portugal terá agora pela frente a Argentina nas meias-finais, num encontro agendado para sexta-feira, às 10:00 (hora em Lisboa), enquanto a outra meia-final vai opor a campeã europeia Espanha ao vencedor da partida entre Brasil e Japão, que hoje se defrontam.

A primeira edição do Mundial feminino de futsal decorre em Manila até domingo, dia em que se realiza a final e o encontro de atribuição do terceiro lugar.