Gabriel Albuquerque em lugar de pódio no Mundial de trampolins

Gabriel Albuquerque em lugar de pódio no Mundial de trampolins
Gabriel Albuquerque em lugar de pódio no Mundial de trampolinsCOP

Portugal iniciou bem a sua participação no Campeonato do Mundo de trampolins, a decorrer em Pamplona, com vários ginastas lusos apurados na qualificação e Gabriel Albuquerque em lugar de pódio.

O olímpico em Paris-2024 foi o terceiro melhor da qualificação, com 64.690 pontos, liderando uma equipa que ocupa o quarto lugar, atrás da equipa neutral, composta por ginastas russos, da China e do Japão.

Pedro Ferreira, campeão da Europa em título, é o 21.º (60.780), Diogo Abreu, que competiu no Rio-2016 e em Tóquio-2020, é 24.º (60.270) e Lucas Santos 25.º (59.890).

Albuquerque, Ferreira e Abreu passam para a segunda qualificação, equivalente às meias-finais da prova, enquanto Santos é travado pela regra de progressão de três atletas por país.

No setor feminino, Sofia Correia foi 28.ª, sendo a primeira reservista para a final, enquanto Catarina Nunes se classificou em 53.ª.

Em tumbling feminino, passaram Margarida Agostinho e Matilde Santos, que foram 24.ª e 25.ª, respetivamente, com Francisca Pinto a ser obrigada a desistir.

No duplo minitrampolim qualificaram-se José Francisco (11.º), André Dias (15.º) e Diogo Cabral (24.º). De fora fica Diogo Fernandes, classificado em 46.º.

A equipa foi apurada para a final de sexta-feira com a sexta posição entre 13 países.

Em femininos, a melhor lusa foi Alexandra Garcia (14.ª). Fora da final ficaram Sofia Lourinho (22.ª), Inês Reis (24.ª) e Matilde Oliveira (33.ª).

O conjunto português é reserva para a final por equipas.


Menções