O apresentador de longa data do programa de resumos dos jogos da Liga inglesa esteve recentemente envolvido numa disputa política após ter criticado abertamente a nova política de asilo do governo britânico.
A BBC disse considerar a "recente atividade nas redes sociais de Lineker como uma violação das diretrizes" da empresa.
A emissora disse ainda estar em "extensas discussões com Gary Lineker e a sua equipa nos últimos dias" e "decidiu que ele se vai afastar de apresentar o Match of the Day até ser encontrada uma posição clara e acordada sobre a utilização das redes sociais".
"No que toca a liderar a nossa cobertura futebolística e desportiva, o Gary não fica atrás de ninguém. Nunca dissemos que o Gary deveria ter uma zona de opinião livre, ou que não pode ter opiniões sobre questões que lhe interessam, mas dissemos que deveria manter-se bem longe de tomar partidos em questões de políticas partidárias ou controvérsias políticas", pode ler-se.
Na terça-feira, o antigo internacional inglês criticou a ministra do Interior, Suella Braverman, depois de ter anunciado um novo plano governamental para proibir a entrada no Reino Unido a pessoas que chegaram ilegalmente ao país e pediram asilo.
O plano foi colocado em prática numa tentativa de reduzir um número cada vez maior de pessoas que atravessam o canal da Mancha em embarcações pequenas e pouco seguras.
Em resposta, Lineker comparou a decisão e a linguagem utilizada com "a da Alemanha nos anos 1930" - aludindo ao aumento do nazismo durante esse período -, o que desencadeou um amplo debate sobre a imparcialidade política no seio da BBC.
"Não existe um enorme fluxo (de migrantes). Recebemos menos refugiados do que qualquer outro dos grandes países europeus. Esta é uma política imensuravelmente cruel dirigida às pessoas mais vulneráveis numa linguagem que não é diferente da utilizada pela Alemanha nos anos 1930 e eu é que estou fora de ordem", questionou Lineker.
Os comentários atraíram apoio generalizado através das redes sociais, mas também uma boa dose de críticas.
Mais tarde, Braverman respondeu a Lineker através do podcast da BBC Political Thinking, dizendo que os comentários "diminuem a tragédia indescritível" do Holocausto.
Lineker é apresentador do Match of the Day desde 1999 e é a personalidade televisiva mais bem paga da BBC, tendo ganho cerca de 1,3 milhões de libras no ano passado (cerca de 1,5 milhões de euros).
A emissora foi recentemente criticada por algo que é entendido como "politização excessiva" da cobertura do Campeonato do Mundo no Catar, com vários dos principais comentadores - incluindo Lineker - a criticarem abertamente a decisão de organizar o torneio numa região do Médio Orienta com um historial muito questionável no que toca a direitos humanos.
O antigo avançado do Arsenal e colega de Lineker na BBC, Ian Wright, mostrou-se solidário com o antigo atacante do Leicester e não vai participar no episódio de sábado do programa.
"Toda a gente sabe o que o Match of the Day significa para mim, mas disse à BBC que não vou participar amanhã (sábado). Solidariedade", escreveu nas redes sociais.