Por ocasião da publicação do caso de estudo, Gerard Piqué foi convidado a dar duas aulas no prestigiado MBA de Harvard, em Boston, juntando-se assim a um grupo restrito de figuras desportivas internacionais que já participaram no programa académico da instituição.
O caso, elaborado pela professora Anita Elberse, uma das maiores especialistas mundiais na indústria do entretenimento, dos media e do desporto, juntamente com o investigador associado David Moreno, analisa como a Kings League conseguiu reinventar o futebol para as novas audiências. O estudo aprofunda o papel das equipas lideradas por criadores de conteúdo, a abordagem digital que impulsionou a competição e as mecânicas de jogo inovadoras que conquistaram milhões de jovens em todo o mundo.
A publicação coincide com o terceiro aniversário da Kings League, celebrado a 10 de novembro, e surge após um mês de outubro de recordes: mais de 2.000 milhões de impressões, 1.300 milhões de visualizações e 2,5 milhões de novos seguidores nas redes sociais.
"É uma honra que a Kings League seja analisada por uma instituição tão respeitada como a Harvard Business School", afirmou Piqué: "O nosso objetivo foi reinventar o futebol para uma nova geração e estamos incrivelmente orgulhosos do que alcançámos em apenas três anos. O caso de estudo da HBS valida o impacto do nosso trabalho".
As sessões lecionadas em Harvard, integradas no prestigiado curso 'Business of Entertainment, Media, and Sports' dirigido pela professora Elberse, destacaram como a Kings League se tornou um dos produtos de entretenimento desportivo mais influentes da atualidade. O seu sucesso assenta numa combinação única de competição de elite, narrativa nativa das redes sociais e uma ligação muito próxima à comunidade de adeptos.
Durante a sua intervenção com os estudantes, Piqué partilhou as chaves para o crescimento explosivo da liga, explicou as razões por detrás das regras inovadoras e revelou os planos de expansão global. A sua visita representou também um regresso à Harvard Business School, onde anteriormente frequentou o programa executivo 'Business of Entertainment, Media, and Sports'.
"Estamos absolutamente encantados por receber o Gerard novamente na Harvard Business School", afirmou a professora Elberse. "O que ele e a sua equipa na Kings League conseguiram em apenas três anos é espetacular. Sem dúvida, está entre a elite dos empreendedores que estão a redefinir a indústria do desporto atualmente".
Desde a sua estreia em Espanha em 2023, a Kings League expandiu o seu modelo a vários continentes, com edições no Brasil, França, Alemanha, Itália, MENA e México, além das ligas femininas Queens League no México e em Espanha, e duas competições internacionais anuais: Kings World Cup Clubs e Kings World Cup Nations.
Este reconhecimento por parte da Harvard Business School consolida a Kings League como uma das propriedades desportivas mais inovadoras e com maior crescimento a nível mundial.
