Andrade viveu um momento icónico ao conquistar a medalha de ouro no solo nos Jogos Olímpicos de Paris-2024, derrotando a lenda norte-americana Simone Biles na final da prova, ocasião em que Biles se curvou perante a brasileira no pódio e a chamou de “uma rainha”.
“Não vou continuar a fazer solo. O solo é o que provoca mais impacto”, afirmou Andrade esta terça-feira, numa conferência integrada no evento Rio Innovation Week, segundo declarações divulgadas pela imprensa brasileira.
“Sou uma atleta de 26 anos com cinco cirurgias ao joelho. Quando compreendemos os nossos limites, é essencial respeitá-los. Sei que adoram quando faço exercícios no solo, mas ainda posso mostrar muito nos outros aparelhos”, acrescentou, dirigindo-se ao público.
Múltiplas lesões e cirurgias ao joelho, entre 2015 e 2019, colocaram a sua carreira em risco antes de se tornar numa das melhores ginastas do mundo.
Andrade conquistou seis medalhas em três participações nos Jogos Olímpicos: duas de ouro, três de prata e uma de bronze, ultrapassando os velejadores Robert Scheidt e Torben Grael como os atletas brasileiros com mais medalhas no maior evento do desporto mundial.
Andrade cita motivos de "saúde"
“Estou a cuidar mais da minha saúde física e mental (...). Isso é fundamental para os próximos anos, quando teremos pelo menos mais uma Olimpíada pela frente”, afirmou.
Deixar de competir no solo “vai ajudar-me a continuar por mais tempo”, acrescentou a ginasta nascida em Guarulhos, São Paulo.
Andrade, uma das personalidades mais queridas do gigante latino-americano, prepara-se agora para o Campeonato Mundial de Ginástica Artística, que decorrerá de 19 a 25 de outubro, em Jacarta, na Indonésia.
Depois de se estrear nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, a paulista brilhou em Tóquio-2020, edição adiada para 2021 devido à pandemia de coronavírus.
Conquistou o ouro no salto e a prata no concurso completo, um marco para a ginástica brasileira.
O maior feito de Rebeca Andrade aconteceu em Paris-2024, quando superou Simone Biles na final do solo e arrecadou ainda a prata no salto e no concurso completo, além do bronze por equipas.