O norte-irlandês de 35 anos, quatro vezes vencedor de grandes torneios, fez três birdies e um eagle depois da viragem para registar um par de 66 abaixo do par e terminar com 21 abaixo do par 267 no famoso campo oceânico.
"Algumas pessoas dirão que os campos em que ganhei não estão ao nível de um Pebble Beach ou de um Augusta ou outros, mas ganhar numa das catedrais do golfe é muito, muito fixe", disse McIlroy.
"Eu sabia que ia ser difícil. Ia ser emocionante. Havia muitos jogadores na liderança. E acho que, sendo Pebble Beach, tinha de esquecer tudo isso e ir para o campo tentar obter um bom resultado, e foi o que fiz", disse.
O irlandês Shane Lowry, campeão do Open Britânico de 2019, fez birdie no 18º buraco para fazer 68 pancadas e passar para o segundo lugar com 269 pancadas, mas o seu quarto título PGA de carreira escapou-lhe.
"Não tive no meu melhor durante todo o dia", disse Lowry. "Só me aguentei. Pensei: 'vamos tentar que o Rory ganhe isto, não lhe vamos dar o título'", disse.
"Quando jogadores como o Rory McIlroy aparecem e têm o seu melhor jogo, são praticamente impossíveis de bater. Não foi o meu dia, mas foi uma boa semana", disse.
"Espero manter o ritmo"
A partilhar o terceiro lugar ficaram Lucas Glover, antigo vencedor do Open dos Estados Unidos, e o inglês Justin Rose, que fez um putt de 61 pés para eagle de fora do green no par 5 do 18º buraco para assinar com 68 pancadas.
McIlroy, terceiro na classificação, alcançou apenas a segunda vitória da sua carreira na Califórnia, a outra foi no WGC Match Play de 2015 no Harding Park em São Francisco.
"Ganhar na Califórnia, um lugar onde historicamente não joguei bem antes, é muito fixe e é obviamente uma excelente forma de começar a época", disse McIlroy.
"Conseguir esta vitória tão cedo significa muito e espero manter o ritmo", continuou.
Rory McIlroy garantiu a sua oitava época consecutiva com uma vitória e espera completar o grand slam da sua carreira nos majors ao vencer o Masters em abril no Augusta National.
O austríaco Straka, que conquistou o seu terceiro título PGA há duas semanas, liderava por uma pancada quando o dia começou, mas fez um bogey e não conseguiu igualar o ritmo de McIlroy, partilhando o sétimo lugar com 272 pancadas.
McIlroy bate em 14º lugar
McIlroy baixou a sua aproximação para três pés e bateu para birdie no segundo par de cinco e depois fez um birdie putt de 12 pés no sétimo par de três, mas fez bogey no oitavo depois de falhar o green com a sua aproximação.
McIlroy fez um birdie putt de apenas 18 pés no 10º buraco para assumir a liderança individual e depois fez outro de apenas 9 pés para fazer birdie no par 3 do 12º buraco, ganhando uma vantagem de duas tacadas com 18 abaixo do par.
"Fiquei muito orgulhoso de mim próprio", disse McIlroy. "Fiz aquele bogey no oitavo buraco e jogar os buracos seguintes da forma que joguei, deu-me a almofada para me sentir confortável nos últimos buracos", disse.
Depois de atingir o green em duas pancadas no par 5 do 14º buraco, McIlroy tinha pouco mais de 26 pés para fazer eagle e fez um curt no putt para ganhar uma vantagem de quatro pancadas.
"Dei três tacadas muito boas no tee no 14", disse McIlroy. "As duas vezes anteriores nesta semana não as aproveitei e estava determinado a aproveitá-las".