Golfe: Estreante norte-americano Johnston vence o Open da Austrália do DP World Tour

Johnston posa com o troféu do Open da Austrália
Johnston posa com o troféu do Open da AustráliaWILLIAM WEST / AFP

Ryggs Johnston, um destemido estreante norte-americano, venceu o Open da Austrália no sábado com 68 pancadas, enquanto a sul-coreana Shin Ji-yai, antiga número um mundial, conquistou o 65.º título da sua carreira na categoria feminina.

Johnston fez um eagle e cinco birdies contra três bogeys para terminar o torneio com 18 abaixo do par, conquistando a sua primeira vitória profissional no DP World Tour em Melbourne. A vitória valeu-lhe uma isenção para o British Open do próximo ano.

Venceu o australiano Curtis Luck por três pancadas e Marc Leishman e Jasper Stubbs por quatro. Johnston, cujo nome vem da personagem de Mel Gibson, Martin Riggs, nos filmes Arma Mortífera, tornou-se profissional este ano e ganhou o cartão de jogador através da escola de qualificação do DP World Tour.

"Cheguei bastante cansado da viagem e da escola de qualificação, e não consegui treinar devido ao tempo. Por isso, não tinha quaisquer expectativas, o que provavelmente me ajudou no final. Ainda não assimilei tudo, mas é uma sensação fantástica", disse.

Em contraste com a inexperiência de Johnston, Shin, duas vezes vencedora do British Open, está no circuito há quase 20 anos, mas teve um final nervoso. A jogadora de 36 anos tinha uma vantagem de sete pancadas quando faltavam oito buracos para o final, mas a sul-africana Ashleigh Buhai, duas vezes campeã em título, veio de trás para reduzir a duas pancadas.

No final, Buhai terminou no segundo lugar, enquanto a compatriota de Shin e amadora de 17 anos, Yang Hyo-jin, ficou a oito pancadas de distância, em terceiro.

No Open da Austrália misto, homens e mulheres saíram em grupos alternados nos mesmos campos. Johnston e Lucas Herbert, da LIV Golf, foram os líderes masculinos durante a noite, com duas pancadas de vantagem. Mas o australiano Herbert teve dificuldades na chuva e vento em Kingston Heath, na famosa região do cinturão de areia de Melbourne, e saiu da liderança.

Luck foi o grande protagonista do dia, com vantagem de uma pancada graças ao seu putter. Mas os birdies nos buracos 10, 14 e 15 deram a Johnston a liderança e quando Luck fez bogeys nos buracos 17 e 18, o seu desafio terminou.

Shin, por sua vez, começou com duas pancadas de vantagem sobre a australiana Hannah Green, a número seis do mundo, e quatro sobre Buhai, o que marcou um confronto entre três grandes vencedoras.

O esperado final de grande nível pareceu ter desvanecido nos primeiros instantes, quando Shin assumiu o controlo. Combinou três birdies e um eagle com um duplo bogey nos primeiros nove buracos para construir uma vantagem de seis tacadas sobre Buhai, que logo foi ampliada para sete.

Green sofreu uma implosão e perdeu seis pancadas nos primeiros nove buracos, tirando-a da luta pelo título, mas Buhai recuperou e assustou Shin.

"Só tenho um troféu do Open da Austrália e estou muito entusiasmada por trabalhar para o próximo, especialmente em Kingston Heath. Tive uma batalha com a Ashleigh e tentei concentrar-me no meu jogo e não foi fácil, mas agora já consigo respirar", disse uma aliviada Shin, que também ganhou no Royal Canberra em 2013.