O escocês de 29 anos, vice-campeão para J.J. Spaun no US Open de junho, fez duas abaixo do par, com 68, ficando com 16 abaixo do par, 194, após 54 buracos no Caves Valley, nos subúrbios de Baltimore.
A estrela norte-americana Scheffler, cujas quatro vitórias esta época incluem triunfos em majors no PGA Championship e no British Open, fez 67 para terminar com 198, mas os putts decisivos de MacIntyre impediram-no de reduzir a diferença enquanto lutavam nos últimos nove buracos.
O sueco Ludvig Aberg era terceiro com 200, depois de jogar 68, com o inglês Harry Hall e o americano Sam Burns com 202, e o inglês Tommy Fleetwood e o americano Maverick McNealy com 203.
As duas vitórias de MacIntyre no PGA foram no ano passado, nos Open do Canadá e da Escócia, tendo a vitória canadiana sido obtida após a sua única liderança anterior de 54 buracos no PGA.
MacIntyre, que liderava Scheffler por cinco pancadas quando o dia começou, encontrou o rough da direita e um bunker ao lado do green a caminho de um bogey no primeiro buraco, mas deixou a sua terceira pancada no par cinco do quarto buraco a menos de um metro e bateu para birdie, depois afundou um putt de birdie de sete pés no nono buraco para liderar por quatro pancadas, com 15 abaixo do par.
Scheffler fez birdies no quarto e sétimo buracos para se manter ao alcance de MacIntyre. Fez um putt de 14 pés para birdie no 11.º buraco, mas falhou um putt para par no 12.º buraco a pouco mais de 10 pés para ficar quatro atrás, com MacIntyre a fazer par a pouco menos de sete pés no 12.º buraco.
Scheffler fez um putt de birdie de 18 pés no 14.º buraco, mas MacIntyre converteu um putt de par decisivo de pouco mais de sete pés no 14.º buraco — o seu quarto putt de par do dia feito de mais de seis pés — para se manter à frente por três, calando um espetador enquanto saía do green.
No par cinco do 16.º buraco, Scheffler encontrou um bunker junto ao green com a sua segunda pancada, enquanto MacIntyre estava na areia com a terceira, mas ambos escaparam com o par, preparando o palco para o putt final de MacIntyre que levantou a multidão.
O número dois do mundo, Rory McIlroy, começou com um duplo bogey e fez 71 pancadas para ficar com 207.