O japonês fez uma brilhante segunda jornada de 64 pancadas, oito abaixo do par, que incluiu dois eagles e cinco birdies, para liderar o torneio com 12 abaixo do par.
Rose e Hovland, que conseguiram um eagle no 18 pelo segundo dia consecutivo, seguiram as suas primeiras jornadas de 67 com uma de 66, enquanto Aberg terminou com 69, apesar de ter feito bogey no 17.
"É a minha primeira vez a jogar em Wentworth. Não esperava jogar tão bem, por isso estou muito contente com a minha jornada de hoje", comentou o ex-campeão do Masters, Matsuyama.
O bom momento de Rose, Hovland e Aberg é um impulso para o seu capitão da Ryder Cup, Luke Donald, a apenas duas semanas de a Europa tentar defender o troféu no campo Bethpage Black, nos arredores de Nova Iorque.
"Sempre disse que é um evento que está na minha lista de desejos. Não posso negá-lo nem escondê-lo", afirmou o inglês Rose sobre a possibilidade de vencer em casa.
"Espero um grande fim de semana. Espera-se mais tempo complicado, por isso será uma questão de ver o que acontece. Mas sinto-me confortável. É preciso manter-se agressivo. Dar tudo", acrescentou.
Rory McIlroy esteve em risco de não passar o cut após fazer bogey em três dos seus primeiros cinco buracos. Uma sequência de cinco birdies em sete buracos na volta garantiu ao norte-irlandês jogar no fim de semana, mas um duplo bogey no par cinco do 18 deixou McIlroy a nove golpes do líder.
O dinamarquês Rasmus Hojgaard foi o único dos 11 jogadores europeus da Ryder Cup presentes que não conseguiu superar o cut.
Matt Fitzpatrick está com sete abaixo do par, dois golpes à frente de Tyrrell Hatton.
Jon Rahm está um golpe mais atrás com quatro abaixo do par, enquanto Shane Lowry acompanha o seu grande amigo McIlroy com três abaixo do par.
O recente campeão do PGA Tour Championship Tommy Fleetwood e Robert MacIntyre estão a 10 golpes do líder com dois abaixo do par.