Bernat fez história no sábado ao conseguir o que nenhuma outra espanhola tinha conseguido até à data: ganhar o prestigiado Augusta National Women's Amateur num campo onde Seve e Rahm tinham elevado o golfe nacional aos altares do passado. O capítulo deste 5 de abril vem juntar-se a esses grandes feitos.
A prestação da natural de Castellón foi excelente: primeiro, conquistou um lugar entre as principais candidatas no final das duas primeiras voltas, as que determinam quem tem direito a jogar no Augusta National; depois, na ronda final, deu um passo em frente como se fosse uma veterana. O cenário imponente não lhe pesou.
Carla venceu com um total de -12 graças ao seu terceiro 68 consecutivo da semana. Nesta ronda final, geriu com a solidez de uma profissional, somando birdies, uns atrás dos outros, até aos seis, e aguentando a respiração no único momento em que as coisas poderiam ter ido por água abaixo, com o bogey no 17.
A americana Asterisk Talley (-11 na geral) não facilitou com um par de bons birdies no 16º e no 17º, mas a grande vencedora do evento soube controlar os nervos. De facto, jogou o 18º com uma calma espantosa, fazendo um par perfeito, coroado por um putt de um metro no centro do buraco.
A partir daí, êxtase e frenesim. Os milhares de pessoas que assistiram à competição saudaram-na como aquilo que ela é, uma firme promessa do golfe mundial. Chema Olazábal, uma figura conhecida em Augusta, esperava-a antes de entrar no clubhouse para lhe dar o primeiro dos muitos abraços que a esperavam.