O canadiano jogou 13 abaixo do par 131 nas duas voltas, graças a um 64 no sábado. Estava três pancadas à frente de Rocco Mediate.
Mas com a previsão de 2-3 polegadas de chuva para domingo no Tiburon Golf Club, a digressão anunciou inicialmente no sábado que a ronda final seria encurtada para nove buracos, jogados de manhã.
Os golfistas ainda não tinham chegado ao primeiro tee antes de o Tour ter de pôr de parte qualquer tentativa de jogar contra a chuva.
Não teria sido possível terminar na segunda-feira, porque a próxima paragem da digressão é em África, para um torneio que começa na quinta-feira em Marrocos.
Nos comentários após a ronda de sábado, Ames não parecia ser a favor de uma ronda de nove buracos.
"Não se sabe qual vai ser o cenário (domingo). Ainda não sei, mas aparentemente vamos continuar a jogar nove buracos, o que, como já disse, não sabia que estava nos nossos regulamentos, mas aparentemente está, por isso é algo novo", disse Ames.
"Muitos jogadores vão falar com o nosso comissário sobre o assunto e partir daí. Ficamos por aqui", acrescentou.
Ames obteve a sétima vitória da sua carreira no PGA Tour Champions. Quatro dessas vitórias foram na época passada, incluindo no Troféu Hassan II, que irá defender em Marrocos na próxima semana.