Golfe: Nacho Elvira conquista o Dubai Invitational de forma dramática após colapso de Lowry no último buraco

Nacho Elvira beija o seu novo troféu
Nacho Elvira beija o seu novo troféuWaleed Zein / ANADOLU / Anadolu via AFP

O espanhol Nacho Elvira recuperou de uma desvantagem de um shot para garantir uma vitória emocionante no Dubai Invitational, este domingo, depois do descalabro de Shane Lowry no buraco final.

O veterano da República da Irlanda tinha iniciado a última ronda empatado no segundo lugar, a dois shots do espanhol, mas um birdie no 15.º colocou-o na liderança, ficando com o título aparentemente ao seu alcance.

Acabou, no entanto, por desperdiçá-lo de forma infeliz e cruel.

No 18.º, encontrou tanto o bunker como a água, terminando com um duplo bogey, o que abriu a porta a Elvira para conquistar a primeira vitória no European Tour em 2026.

O espanhol, que tinha sentido dificuldades no início da ronda, fez o par no buraco decisivo, garantindo assim um triunfo inesperado, mas muito importante e bem-vindo.

"Significa tudo para mim. Se me tivessem dito na terça-feira que ia vencer isto, nunca teria acreditado. É um sonho tornado realidade", disse Elvira à Sky Sports.

Elvira terminou com um total de 274, 10 abaixo do par, ficando um shot à frente do neozelandês Daniel Hillier, com Lowry a mais um shot, partilhando o terceiro lugar com mais três jogadores, incluindo Rory McIlroy.

McIlroy, que começou a ronda final a três shots da liderança, conseguiu intrometer-se na luta pelo título à medida que Elvira vacilava, chegando mesmo a partilhar o topo de uma tabela cada vez mais concorrida.

Lowry, à procura do seu primeiro título no DP World Tour desde o BMW PGA Championship de 2022, parecia ter dado o passo decisivo com um birdie de 25 pés no 15.º, assumindo a liderança.

E quando McIlroy falhou a oportunidade de birdie no 17.º, ficou tudo preparado para que o seu grande amigo aproveitasse.

Mas, momentos depois de Lowry ter enviado o seu segundo shot no 18.º para a água, Elvira fez birdie no 17.º e assumiu o controlo.

Hillier, que terminou a ronda final com 65, seis abaixo do par, ainda sonhou pelo menos com um play-off, mas Elvira, que viu a sua vantagem da noite anterior desaparecer após dois bogeys iniciais, manteve-se firme.