Mais

Golfe: Lilia Vu lidera por duas pancadas após a segunda volta do LPGA Ford Championship

Lilia Vu disparou um 64 para assumir a liderança após a segunda ronda do LPGA Ford Championship
Lilia Vu disparou um 64 para assumir a liderança após a segunda ronda do LPGA Ford ChampionshipMike Mulholland / Getty Images via AFP
Lilia Vu, duas vezes vencedora de grandes torneios, fez 64 abaixo do par (8 abaixo do par) para ganhar uma vantagem de duas pancadas após a segunda volta do LPGA Ford Championship.

A americana de 27 anos fez oito birdies numa volta sem bogeys para ficar com 14 abaixo do par 130 após 36 buracos no Whirlwind Golf Club em Chandler, Arizona.

"Fiquei apenas na minha bolha", disse Vu.

"O meu caddie sabia que eu estava stressada esta manhã e, no campo, disse apenas: 'Bate as tuas linhas de partida e eu trato do resto. Vai correr tudo bem. Isso deu-me definitivamente uma sensação de conforto."

Vu, sexta classificada, ex-número um mundial, procura o seu sexto título LPGA e o primeiro desde o Meijer Classic de junho passado, o seu primeiro evento depois de uma ausência de três meses devido a uma lesão nas costas que ainda a incomoda.

"Não estava muito preocupada com o golfe. Estava mais concentrada nas coisas do meu corpo e a tentar passar a ronda sem dores e manter-me forte", disse Vu.

"Tenho estado a tentar entrar em sintonia com o meu corpo. Já não tenho dores. Só estou à espera que a força comece a fazer efeito. Acho que isso é algo que tem faltado, mas concentrei-me em manter-me fiel ao meu processo e apenas em jogar golfe", acrescentou.

O segundo lugar, com 132 pancadas, foi ocupado por Nelly Korda, dos Estados Unidos, que fez 65 pancadas, e Jeeno Thitikul, da Tailândia, que fez 64 pancadas.

Também a dois passos de distância ficaram a inglesa Charley Hull e a dinamarquesa Nanna Koerstz Madsen.

Korda, que entrou nos últimos nove buracos, fez cinco birdies nos primeiros nove buracos e mais três depois da volta, contra um único bogey no par 4 do quarto buraco.

"Tive um bom começo", disse Korda.

"Abrandei um pouco nos últimos nove buracos, mas o vento aumentou um pouco. Estava a começar a jogar um pouco mais firme. Quando a volta e o calor começam a ser um fator, temos de ser um pouco mais tímidas", explicou.

Thitikul, também titular nos últimos nove buracos, começou com três birdies e um eagle no par 5 do 12.º buraco nos primeiros quatro buracos. Acrescentou quatro birdies no resto do percurso e fez o seu único bogey aos quatro buracos.

"Não tinha muita confiança no meu putter antes de vir para cá, mas acho que nestas duas rondas bati muito bem", disse Thitikul.

Hull, que jogou 63 na quinta-feira para liderar os 18 buracos, jogou 69.

"Senti que joguei muito bem", disse Hull.

"Consegui alguns bons putts e falhei alguns que provavelmente deveria ter conseguido, mas estava um pouco ventoso. Estou muito contente com isso e ansiosa pelo fim de semana", assumiu.

A número 10 do mundo, Hull, procura o terceiro triunfo da sua carreira no LPGA e o primeiro desde o Volunteers of America Classic de 2022.

Madsen, cuja única vitória no LPGA veio na Tailândia em 2022, disparou um 68.

"Foi complicado lá fora. Os greens estavam muito firmes. Estava um pouco ventoso", disse Madsen.