Mais

Golfe: Henley lidera o PGA Tour Championship, com Scheffler na perseguição

Russell Henley lidera o PGA Tour Championship
Russell Henley lidera o PGA Tour ChampionshipJeff Robinson / Icon Sportswire / Newscom / Profimedia
Russell Henley aproveitou um putter quente para um resultado de nove abaixo do par, 61, e uma vantagem de duas pancadas sobre Scottie Scheffler, o primeiro classificado, na quinta-feira, no PGA Tour Championship dos Estados Unidos, onde um campo repleto de estrelas persegue um prémio de 10 milhões de dólares.

Russell Henley, o número quatro do mundo, que conquistou o seu quinto título do PGA no Arnold Palmer Invitational, em março, destacou-se no topo de uma tabela de classificação lotada com três birdies para fechar a sua jornada no East Lake em Atlanta, Geórgia.

O americano teve um início forte, com dois birdies e um eagle nos primeiros nove buracos, acrescentando birdies consecutivos no 12 e no 13 antes de embocar um birdie de 42 pés no 16 para lançar a sua arrancada final.

Acrescentou um birdie de 34 pés no 17 e subiu e desceu de um bunker junto ao green para fazer birdie no par 5 do 18.

O seu total de 207 pés de putts feitos incluiu três de mais de 30 pés.

"Putei tão bem quanto posso", disse Henley.

"Senti que estava seguro nas minhas leituras. Na semana passada, senti que joguei muito bem e não me dei muitas oportunidades porque não conseguia perceber a que distância a bola ia e tive um pouco de dificuldade com o aspeto daqueles greens. (Hoje) senti-me um pouco mais esclarecido na minha mente sobre o que achava que a bola ia fazer... apenas joguei de forma mais solta", acrescentou.

Saiu do green do 18.º buraco com uma vantagem de três pancadas, mas Scheffler – que venceu cinco vezes nas suas últimas 10 participações e conquistou títulos importantes no PGA Championship e no British Open este ano – fechou com birdies consecutivos numa jornada de sete abaixo do par, 63, sem bogeys.

Ficou uma pancada à frente de cinco jogadores, partilhando o terceiro lugar com seis abaixo do par, 64.

"Acertei alguns fairways e também embiquei alguns bons putts", disse Scheffler, que começou a sua jornada com birdies no segundo e terceiro buracos e acrescentou outro no sexto.

Insatisfeito com a sua abordagem no 10.º buraco, ainda assim embocou um putt de 27 pés para birdie e, depois de um birdie no 15.º buraco, conseguiu subir e descer para o par a partir do perigoso rough da direita por baixo do green elevado no 16.º buraco.

"Eu sabia que descer ali à direita do 16 era uma grande penalização", disse Scheffler.

"Tínhamos falado sobre isso nas jornadas de treino e a nossa tarefa era apenas colocar a bola de volta no green, o que eu fiz, e foi bom embocar aquele putt longo", acrescentou.

Fez outro birdie de 27 pés no 17, depois saiu de um bunker junto ao green para quatro pés no 18 e fez aquele putt para o segundo lugar isolado momentos antes de as trovoadas que se aproximavam terem interrompido o jogo.