Mais

Golfe: Estreante japonesa Akie Iwai bate recorde com 62 tacadas e assume liderança do Honda LPGA

Akie Iwai no tee do 9.º buraco durante a primeira ronda do Honda LPGA
Akie Iwai no tee do 9.º buraco durante a primeira ronda do Honda LPGAThananuwat Srirasant / GETTY IMAGES ASIAPAC / Getty Images via AFP
A estreante japonesa Akie Iwai bateu um recorde de 62 tacadas, 10 abaixo do par, para assumir a liderança da primeira volta, com três tacadas de vantagem, em condições de vapor, no Honda LPGA na Tailândia, esta quinta-feira.

A jogadora de 22 anos incendiou o Siam Country Club, em Pattaya, com sete birdies nos primeiros nove buracos e mais três no regresso a casa, para ganhar a liderança à sueca Maja Stark.

A veterana tailandesa Moriya Jutanugarn está em terceiro lugar, com seis abaixo do par. A gémea de Iwai, Chisato, teve uma ronda de abertura para esquecer, com quatro bogeys no seu caminho para um par e um 40.º lugar partilhado.

Akie Iwai, na sua época de estreia no circuito feminino de topo, depois de um período de sucesso no circuito japonês, disse que estava satisfeita com uma boa prestação geral.

"Hoje joguei bem e bati bem os dois putts", disse.

Stark, duas vezes vencedora da Solheim Cup, disse que estava contente por estar a jogar melhor do que na Founders Cup no Bradenton Country Club da Florida este mês, onde falhou o cut.

"Senti que em Bradenton tive um par de grandes erros fora dos tees que realmente arruinaram os meus resultados", afirmou a jogadora de 25 anos.

"Finalmente consegui controlar melhor o meu driver do tee e depois senti que era apenas um golfe muito simples", acrescentou.

A vencedora da Founders Cup, Yealimi Noh, jogou duas abaixo do par em Pattaya para ficar fora do ritmo em 23.º lugar, no início da digressão asiática, que também vai a Singapura na próxima semana e à China de 6 a 9 de março.

O LPGA está a introduzir uma nova política de ritmo de jogo depois da corrida asiática, a começar no Ford Championship de 27 a 30 de março em Chandler, Arizona.