Mais

Importante novidade no LIV Golf: formato de 72 buracos chega em 2026

Rahm aprova a mudança
Rahm aprova a mudançaRAJ MEHTA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

O LIV Golf vai abandonar o seu formato reduzido de 54 buracos e passará a organizar torneios de 72 buracos a partir de 2026, anunciaram os organizadores esta terça-feira. A decisão foi elogiada por algumas das principais figuras.

O circuito, apoiado pela Arábia Saudita e cujo nome deriva do número romano "LIV" (54), tinha destacado os seus torneios de três voltas como uma das principais diferenças em relação aos eventos tradicionais de golfe.

No entanto, o formato de 54 buracos impedia que os torneios do LIV atribuíssem pontos para o ranking mundial, dificultando o acesso dos seus jogadores aos torneios mais importantes.

Num comunicado divulgado esta terça-feira, o LIV anunciou que os seus eventos passarão a decorrer ao longo de quatro dias, com a maioria a iniciar-se na quinta-feira.

"Ao entrarmos na nossa 4.ª temporada como Liga, a transição para 72 buracos representa um novo capítulo decisivo para o LIV Golf, que reforça a nossa Liga e desafia o nosso campo de jogadores de elite", afirmou Scott O'Neil, diretor executivo da organização.

"As ligas mais bem-sucedidas do mundo continuam a inovar e a evoluir o seu produto e, como Liga emergente, não somos exceção", acrescentou O'Neil.

"O LIV Golf manterá sempre o foco no progresso, agindo no melhor interesse da Liga e do desporto", prosseguiu.

"Competidores até à medula"

A decisão de adotar o formato de 72 buracos também aumenta a probabilidade de o LIV chegar a um acordo com o PGA Tour para unificar o golfe. As diferenças de formato entre os dois circuitos tinham sido, segundo relatos, um dos principais entraves nas negociações.

A medida foi bem recebida pelas principais estrelas do LIV, incluindo o antigo número 1.º do mundo Jon Rahm, que a classificou como "uma vitória para a Liga e para os jogadores".

"Somos competidores até à medula e queremos todas as oportunidades para competir ao mais alto nível e aperfeiçoar o nosso jogo", afirmou Rahm em comunicado.

O bicampeão de Majors Bryson DeChambeau manifestou esperança de que a mudança permita que mais jogadores do LIV participem nos Majors.

"Todos queremos ver os melhores jogadores do mundo a competir entre si, especialmente nos grandes torneios, e para o bem do desporto precisamos de um caminho a seguir", disse DeChambeau.

Lançado em 2022, o LIV Golf dividiu o mundo do golfe ao contratar várias das maiores figuras da modalidade com contratos milionários, incluindo Rahm, DeChambeau e Dustin Johnson.

A temporada de 2026 do LIV Golf terá início em Riade, em fevereiro.