O antigo campeão do Open, Oosthuizen, igualou o recorde do campo no Leopard Creek Country Club com um resultado de 63 abaixo do par, enquanto Schwartzel mostrou o seu domínio do pitoresco campo que faz fronteira com o Kruger Park, com um resultado de 65 na terceira volta, para um total de 201 abaixo do par nas três voltas do evento do DP World Tour.
Oosthuizen, que começou o dia a quatro pancadas da liderança, subiu à tabela classificativa ao fazer dois birdies e um eagle na saída e depois assumiu a liderança do clube com cinco birdies nos últimos nove buracos, numa volta sem falhas num dia de calor intenso.
O jogador de 41 anos, que ganhou o seu título do Open em 2010, viu depois Schwartzel fazer um eagle e quatro birdies nos seus últimos sete buracos para partilhar a liderança.
Schwartzel, de 39 anos, já ganhou três vezes em Leopard Creek e foi vice-campeão do torneio noutras quatro ocasiões.
O par está cinco pancadas à frente do terceiro classificado, Christiaan Bezuidenhout e Andy Sullivan, com 10 abaixo do par após três voltas.
O sul-africano Bezuidenhout, que venceu o torneio há três anos, fez 68 pancadas no sábado, enquanto o antigo golfista da Ryder Cup, Sullivan, fez um eagled no buraco 18 para um 69 consecutivo.
A uma pancada de distância estão o inglês Marco Penge, que ganhou o seu cartão de turista no mês passado, e Ashun Wu da China. Penge ficou a uma pancada da liderança durante a noite e fez cinco birdies e cinco bogeys na sua terceira volta de 72.
O líder da noite, Casey Jarvis da África do Sul, caiu para oito abaixo do par depois de uma terceira volta de 74.