Mais

Golfe: McIlroy vai para o PGA Championship mais descontraído depois da vitória no Masters

McIlroy completou um Grand Slam na sua carreira.
McIlroy completou um Grand Slam na sua carreira.Emilee Chinn / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP / Profimedia
Rory McIlroy diz que vencer o Masters para completar um Grand Slam há muito procurado na sua carreira vai mudar a forma como se sente ao entrar noutros majors, a começar pelo PGA Championship da próxima semana.

O número dois do mundo, McIlroy, derrotou o inglês Justin Rose no mês passado no Augusta National para conquistar o quinto título importante, e o primeiro desde 2014, para finalmente levar o casaco verde e completar o seu Slam de carreira.

O norte-irlandês de 36 anos juntou-se a Jack Nicklaus, Tiger Woods, Gary Player, Gene Sarazen e Ben Hogan com vitórias nos quatro grandes torneios.

Assim, quando McIlroy começar a jogar na próxima semana em Quail Hollow, um campo onde ganhou quatro títulos do PGA Tour, fá-lo-á como o atual campeão de um Major pela primeira vez em 10 anos.

"Obviamente, vou sentir-me mais confortável e com menos pressão, para além de regressar a um campo que adoro", disse McIlroy: "Não há nada a não ser vibrações positivas na próxima semana, tendo em conta o que aconteceu há umas semanas e o quão bem joguei em Quail. Sim, provavelmente vou sentir-me um pouco diferente. Provavelmente não estarei tão nervoso como nos últimos anos, quando participei nos grandes campeonatos. Provavelmente, serei um pouco mais simpático com.... Vou estar um pouco mais descontraído. Penso que, no geral, será bom".

Haverá novos desafios.

O número um mundial , Scottie Scheffler, que ganhou nove vezes no ano passado, conquistou o seu primeiro título de 2025 na CJ Cup Byron Nelson da semana passada e igualou o recorde do PGA Tour em 72 buracos com um mínimo de 253 pancadas.

"O Scottie ganhou por um milhão na semana passada e parece ter voltado a jogar no seu melhor", disse McIlroy.

"Veremos quem é o melhor jogador do PGA", disse Scheffler: "O Rory tem jogado um golfe fantástico este ano. Sinto que o meu jogo está a evoluir numa boa direção. Estou entusiasmado por começar o resto da época."

Justin Thomas, duas vezes vencedor do PGA Championship, ganhou seu primeiro título desde o PGA de 2022 no torneio Heritage do mês passado.

"O Rory ganhou o Masters... Scottie ganhou a semana passada. Esses dois merecem todos os holofotes e o favoritismo que provavelmente receberão na próxima semana", disse Thomas: "Estamos a jogar bem e estamos a sentir-nos muito bem em relação a tudo o que vai acontecer na próxima semana."

O vencedor do LIV Golf Korea, Bryson DeChambeau, atual campeão do Open dos EUA, só foi derrotado no PGA Championship do ano passado no 72.º buraco, antes de bater McIlroy um mês depois no 72.º buraco para ganhar o Open dos EUA.

"Há muitas estrelas talentosas neste momento que vão estar no PGA Championship. Vamos estar a lutar", disse DeChambeau.

O atual campeão Xander Schauffele, que também ganhou o British Open no ano passado, está motivado para aumentar o seu recorde.

"Não acho que seja uma motivação para lembrar as pessoas. Acho que é apenas motivação para jogar melhor e continuar a trabalhar arduamente", disse Schauffele: "Sinto que estou a juntar bons blocos de construção para voltar a um lugar onde sinto que posso ganhar todas as semanas."

Spieth procura o Slam

Na esperança de completar o seu próprio Grand Slam de carreira está Jordan Spieth, que venceu o Masters e o US Open de 2015 e o British Open de 2017. Acabado de superar uma cirurgia ao pulso esquerdo em agosto passado, Spieth fez 62 pancadas na ronda final do Byron Nelson.

O americano vai fazer a sua nona tentativa de completar o Grand Slam da sua carreira no PGA no mesmo campo de Quail Hollow onde teve a sua primeira oportunidade de terminar o Slam em 2017.

"A minha pancada com a bola está a aparecer numa altura muito boa", disse Spieth. "Tenho estado a progredir todas as semanas desde a cirurgia."

Spieth disse que a emocionante vitória de McIlroy no Masters o inspirou para o seu próprio sonho do Slam, enquanto McIlroy conhece a luta que Spieth enfrentou.

"Não se está apenas a tentar ganhar outro torneio, está-se a tentar fazer parte da história e isso tem um certo peso", disse McIlroy. "Certamente senti isso em Augusta ao longo dos anos. Tenho a certeza que o Jordan sentiu isso um pouco ao entrar em todos os PGA em que teve a oportunidade de fazer o mesmo."