Mais

Golfe: PGA Championship começa com os olhos postos num grupo de estrelas

Scottie Scheffler vai juntar-se a Rory McIlroy e ao atual campeão Xander Schauffele no grupo principal do 107.º PGA Championship.
Scottie Scheffler vai juntar-se a Rory McIlroy e ao atual campeão Xander Schauffele no grupo principal do 107.º PGA Championship.Kevin C. Cox / Getty Images via AFP
Scottie Scheffler, Rory McIlroy e o atual campeão Xander Schauffele, os golfistas mais bem classificados do mundo, vão dar a tacada de saída juntos na manhã de quinta-feira, num grupo que irá certamente roubar as atenções no PGA Championship.

Scheffler, que vem da sua primeira vitória do ano há duas semanas, junta-se a Schauffele, o terceiro americano mais bem classificado, e ao novo campeão do Masters, McIlroy, no tee do 10º buraco às 08:22 em Quail Hollow.

McIlroy, que completou o Grand Slam da sua carreira ao conquistar o seu quinto Major no mês passado no Augusta National, regressa ao local onde tudo começou, o local do seu primeiro triunfo no PGA Tour em 2010 e um campo onde já ganhou quatro vezes, a última das quais no ano passado.

"É sempre bom voltar a Quail Hollow", disse McIlroy. "Tenho ótimas recordações deste lugar. Ganhei pela primeira vez no PGA Tour há 15 anos. Venci no ano passado, provavelmente joguei aqui o meu melhor golfe do ano passado, especialmente no fim de semana."

O trio elétrico de favoritos deverá estar no seu melhor nas duas primeiras rondas, de acordo com a estrela americana Scheffler.

"Estou a jogar contra dois dos melhores golfistas do mundo", disse Scheffler. "Vai ser muito divertido. Já vi este par antes e divertimo-nos muito e é competitivo. Acho que quando olhar para trás na minha carreira, estas serão algumas das melhores recordações - poder jogar com alguns dos melhores jogadores do mundo e competir para tentar ganhar torneios."

Scheffler ganhou nove torneios no ano passado, incluindo o ouro olímpico em Paris, mas lesionou-se na mão direita ao preparar-se para o jantar de Natal e falhou um mês da época.

Mostrou o seu regresso à forma com uma vitória há duas semanas na CJ Cup Byron Nelson, igualando o recorde da PGA para o total de pancadas mais baixo em 72 buracos.

Schauffele, que também ganhou o British Open do ano passado, falhou dois meses devido a uma lesão nas costelas, mas o americano partilhou o oitavo lugar no Masters e o 11.º na semana passada.

"Tem sido um processo de regresso", disse Schauffele. "O jogo está a ser lento mas constante. Estou apenas a fazer o máximo de repetições que posso."

Desde que Jordan Spieth, que procura uma vitória esta semana para completar o seu próprio Slam de carreira, conquistou o Masters e o US Open de 2015, nenhum jogador conquistou os dois principais majors no mesmo ano, como McIlroy está a tentar.

Apenas quatro europeus venceram o PGA Championship, nenhum desde McIlroy em 2014, tendo os americanos vencido os últimos nove consecutivos. 

A chuva encharcou o campo durante quatro dias, mas a previsão é de calor e seca para o torneio e os jogadores esperam greens rápidos como um relâmpago.

"Com a suavidade do campo, penso que temos de ser muito agressivos no tee e depois temos de escolher os nossos lugares nos greens", disse McIlroy.