Golfe: Morreu Fuzzy Zoeller, duas vezes vencedor de Majors da PGA

Morre o ex-golfista Fuzzy Zoeller
Morre o ex-golfista Fuzzy ZoellerMIKE EHRMANN / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

O ex-golfista norte-americano Fuzzy Zoeller, bicampeão de Majors e conhecido por uma polémica nos anos 1990 devido a uma piada racista sobre Tiger Woods, faleceu aos 74 anos, informou esta quinta-feira a PGA.

"O Fuzzy foi realmente uma figura única, cujo talento e carisma deixaram uma marca indelével no golfe", afirmou o comissário Jay Monahan num comunicado, lamentando a morte do desportista.

A causa da morte não foi divulgada.

Conhecido pelo seu sentido de humor, Zoeller continua a ser o último homem a vencer o Masters na sua estreia, ao triunfar em Augusta num play-off a três em 1979.

Derrotou o australiano Greg Norman num desempate em Winged Foot para conquistar o US Open de 1984, não sem antes acenar com uma toalha branca em sinal de rendição, ao pensar erradamente que o adversário tinha passado para a frente com um birdie no último buraco da fase regular.

Na verdade, Norman fez par e Zoeller forçou calmamente um desempate de 18 buracos.

Adorado pelos adeptos pelo seu caráter extrovertido, Zoeller envolveu-se numa polémica em 1997 quando Tiger Woods, uma estrela em ascensão de 21 anos, caminhava para uma vitória histórica no Masters.

"O pior que me aconteceu em toda a minha vida"

Questionado, o ex-golfista disse à CNN que "aquele miúdo" estava a jogar muito bem. "Digam-lhe para não servir frango frito no próximo ano (...) nem couves ou o que quer que sirvam", acrescentou, referindo-se ao jantar dos campeões.

Zoeller pediu desculpa, mas afirmou que recebeu ameaças de morte durante anos.

Foi "o pior que me aconteceu em toda a minha vida", escreveu em 2008 na Golf Digest.

"Se as pessoas queriam que eu sentisse a mesma dor que eu causava aos outros, estou aqui para dizer que conseguiram", afirmou. Disse que "chorou muitas vezes" por comentários que, segundo ele, eram uma tentativa falhada de fazer humor.

Zoeller, nascido Frank Urban Zoeller Jr. em New Albany, Indiana, a 11 de novembro de 1951, tornou-se profissional em 1973 depois de jogar golfe universitário no Edison Junior College e na Universidade de Houston.

Além dos seus dois triunfos em Majors, conquistou mais oito títulos no PGA Tour. Venceu duas vezes no Champions Tour e representou os Estados Unidos em três Ryder Cups.