"É incrível. É de sonho", disse Detry, que tinha dois segundos lugares em 65 torneios anteriores, depois de ter conseguido um total de 260 pancadas, 24 abaixo do par, no TPC Scottsdale.
Ele manteve a calma no meio de uma atmosfera ruidosa, enquanto um punhado de adversários - incluindo o três vezes vencedor de grandes torneios Jordan Spieth e o número um do mundo Scottie Scheffler - tentaram e não conseguiram fazer incursões na sua liderança de cinco tacadas durante a noite. O americano Daniel Berger foi o que mais se aproximou.
"Estou muito feliz, muito feliz", atirou.
Berger, que ganhou o mais recente dos seus quatro títulos em Pebble Beach em 2021, tirou 18 meses após o US Open de 2022 enquanto lutava contra dores nas costas debilitantes.
Ele estava animado para jogar seu caminho para o evento de assinatura de elite da próxima semana, o Genesis Invitational, transferido este ano para Torrey Pines do Riviera Country Club por causa dos incêndios florestais de Los Angeles.
"Conduzi bem a bola durante toda a semana e tentei fazer o meu melhor para pressionar (Detry)", disse Berger. "Mas sempre que eu sentia que tinha feito um birdie, ele fazia um de volta."
Spieth, que faz apenas a sua segunda partida desde a cirurgia ao pulso em agosto, fez quatro birdies e um bogey de três putts no seu 68 de três abaixo do par, que o deixou empatado em quarto lugar no 268 com o sul-africano Christiaan Bezuidenhout, que fez um 66.
"No geral, foi uma semana de grande progresso para mim", disse Spieth. "Não senti que esta fosse uma semana única. Senti que esta é a tendência na direção certa."
Scheffler, que está a fazer a sua segunda partida desde que sofreu um furo na mão num acidente de cozinha no Natal, fez uma jogada inicial com quatro birdies nos primeiros seis buracos. Mas o seu desafio desvaneceu-se com bogeys no 12, 13 e 16 antes de um double-bogey no último.