Mais

Golfe: LPGA regressa ao México oito anos depois com o Riviera Maya Open 2025

O LPGA regressa ao México
O LPGA regressa ao MéxicoLUKE HALES / Getty Images South America / Getty Images via AFP
Depois de uma espera de oito anos, o México vai assistir ao regresso da Professional Women's Golf Association (LPGA) com o Riviera Maya Open 2025, que será disputado por 144 jogadoras de 22 a 25 de maio no desafiante e lendário campo de golfe El Camaleón.

"Estamos muito surpreendidos com o facto de o LPGA ter deixado o México durante tanto tempo", disse Gustavo Santoscoy Garcia, diretor do Open da Riviera Maya. "Há um ano e meio, encontrámo-nos com a equipa do El Camaleón e tivemos a ideia de o trazer de volta", afirmou.

Situado na estância de Mayakoba, no município de Playa del Carmen, no estado oriental de Quintana Roo, El Camaleón tornar-se-á um campo de golfe lendário durante o fim de semana, tendo já sido palco de torneios PGA, LIV e agora LPGA.

Para que o El Camaleón estivesse à altura das circunstâncias, os agrónomos da LPGA realizaram duas rondas de inspeção durante o ano passado.

El Camaleón é um campo de golfe par 72 que sofreu duas alterações técnicas no seu traçado para o Open da Riviera Maya. "A primeira foi tornar o buraco 16 num par 4 (normalmente é um par 5) e o buraco 18 num par 5 (4)", explicou Santoscoy.

"É um campo extremamente complicado e com condições adversas para os jogadores, com muito vento e calor", disse.

El Camaleón deve o seu nome às condições variáveis e espetaculares do campo: começa numa zona de mangue, continua numa zona de lagoa e termina na praia das Caraíbas mexicanas.

Três campeãs sobreviventes

Entre as 144 jogadoras deste Riviera Maya Open estão três que foram campeãs na etapa anterior do LPGA no México: a americana Christina Kim (em 2014), a espanhola Carlota Ciganda (2016) e a sul-coreana Sei-Young Kim (2017).

"Tenho muito boas recordações de quando jogámos na Cidade do México. Foi há muito tempo. Estou feliz por estar de volta, agora para jogar perto do oceano. Está um pouco quente, mas é um bom clima para o golfe", disse Sei-Young.

Há oito golfistas mexicanas na lista : Gaby Lopez (59ª no ranking LPGA), Maria Fassi (368.ª), Isabella Fierro (428.ª), Maria Balcazar, Fernanda Lira, Andrea Ostos, Carolina Rotzinger e Clarisa Temelo.

Três outras jogadoras latino-americanas participarão: a paraguaia Sofía García (383ª), a equatoriana Daniela Darquea (432ª) e a porto-riquenha María Torres (845ª).

As jogadoras mais bem classificadas no ranking do LPGA são a inglesa Charley Hull (15.ª), as japonesas Rio Takeda (17.ª) e Akie Iwai (23.ª) e a sul-coreana Ina Yoon (24.ª).

O Riviera Maya Open, a 12.ª etapa da temporada 2025 do LPGA, terá um prémio de cerca de 2,2 milhões de euros e será um preâmbulo do US Open.