Mais

Golfe: Rory McIlroy tenta bloquear o ruído exterior e aponta à glória no Masters

McIlroy está a tentar completar o Grand Slam da sua carreira
McIlroy está a tentar completar o Grand Slam da sua carreiraErik Williams-Imagn Images
Rory McIlroy já teve a sua quota-parte de desilusões no Masters ao longo dos anos, mas o norte-irlandês disse na terça-feira que está pronto a arriscar-se a ficar com o coração partido outra vez na tentativa de encontrar o verdadeiro amor sob a forma de um colete verde.

Este ano, McIlroy tem a 11.ª oportunidade de completar o Grand Slam da sua carreira nos quatro majors de golfe e está pronto para se expor, depois de ter abandonado o "mecanismo de auto-preservação" em que se apoiava para evitar voltar a sofrer.

"As pessoas, penso eu, instintivamente, como seres humanos, retraem-se por vezes devido ao medo de se magoarem, quer se trate de uma decisão consciente ou subconsciente, e penso que foi o que fiz no campo de golfe durante alguns anos", disse McIlroy aos jornalistas: "Quando passamos por esses desgostos, como lhes chamo, ou desilusões, chegamos a um ponto em que nos lembramos de como nos sentimos e acordamos no dia seguinte e pensamos, sim, a vida continua, não é tão mau como eu pensava que ia serLimpa-se o pó e volta-se a tentar. Acho que é por isso que me sinto um pouco mais à vontade para expor tudo e ser um pouco vulnerável".

Com duas vitórias em 2025, McIlroy nunca chegou ao Masters em melhor forma, mas esse sucesso só fez aumentar a conversa sobre ele se tornar o sexto jogador a completar o Grand Slam da carreira. Por seu lado, McIlroy está a fazer tudo o que pode para não deixar que essa narrativa distraia os seus sonhos do Green Jacket e, fora do campo, tem visto a série da Netflix "Bridgerton" e lido um romance de John Grisham.

"Estou a tentar bloquear o ruído o mais possível. Preciso de tratar este torneio como todos os outros torneios que disputo ao longo do ano", disse McIlroy: "Compreendo a narrativa e o barulho, e há muita expectativa e preparação para este torneio todos os anos, mas só tenho de manter a cabeça baixa e concentrar-me no meu trabalho."

No entanto, para McIlroy, de 35 anos, que não ganha um Major desde que conquistou o quarto em 2014, apesar de ser um eterno líder do ranking, o Masters está longe de ser um torneio qualquer.

McIlroy, que desperdiçou uma vantagem de quatro pancadas na ronda final do Masters de 2011, tem sete resultados entre os 10 primeiros no Augusta National. Apenas quatro jogadores têm mais Top 10 sem nunca terem ganho um Green Jacket: Tom Kite (12 Top 10), Lloyd Mangrum (12), Greg Norman (9) e Gene Littler (8).

Depois do seu último evento de preparação em Houston, McIlroy revelou que o seu cotovelo direito o estava a incomodar, mas o número dois do mundo disse que já foi tratado e que não é um problema para a ronda de abertura de quinta-feira.

"O cotovelo está bom", disse McIlroy. "Fiz um pouco de tratamento na semana passada e está tudo bem."