Mais

Golfe: Europa assume liderança histórica após resistir à reação dos EUA nas duplas da manhã

Bryson DeChambeau no primeiro tee antes das duplas
Bryson DeChambeau no primeiro tee antes das duplasReuters / Brendan Mcdermid

A Europa ampliou a sua vantagem sobre os Estados Unidos na Ryder Cup para 8.5-3.5, depois de recuperar de um início instável e vencer a sessão de duplas da manhã por 3-1 em Bethpage Black, este sábado.

Os visitantes silenciaram os adeptos locais em Long Island ao tornarem-se a primeira equipa a vencer cada uma das três primeiras sessões de uma Ryder Cup fora de casa.

O inglês Tommy Fleetwood e o norte-irlandês Rory McIlroy superaram Collin Morikawa e Harris English por 3&2, garantindo o primeiro ponto da Europa, enquanto a dupla apelidada de "Fleetwood Mac" melhorou o seu registo em duplas para 4-0-0.

"É preciso manter o foco na tarefa do momento", afirmou McIlroy, que respondeu aos adeptos ruidosos antes de, junto com Fleetwood, selar a vitória no buraco 16. "Estar ao lado do parceiro facilita um pouco as coisas", assumiu.

O espanhol Jon Rahm fez um chip sensacional de uma posição difícil para birdie no oitavo buraco, colocando-se à frente ao lado do inglês Tyrrell Hatton a caminho da vitória por 3&2 sobre Xander Schauffele e Patrick Cantlay.

"É um momento incrível, realmente incrível," disse Rahm.

"Mas ainda há muito golfe pela frente, então não me deixei empolgar demais", acrescentou.

Registo invicto

A dupla ampliou o seu registo perfeito para 4-0-0 em duplas.

O favorito dos adeptos americanos Bryson DeChambeau voltou a abrir para os Estados Unidos e, ao lado do nova-iorquino Cameron Young, ajudou a equipa da casa a evitar um zero ao vencer Matt Fitzpatrick e Ludvig Aberg por 4&2.

Foi uma doce redenção para DeChambeau, que não conseguiu pontuar na sexta-feira.

"Pelo nosso país, foi tudo ou nada," disse DeChambeau.

"Colocámos pressão neles o dia inteiro", acrescentou.

Outro nome que surpreendeu negativamente no primeiro dia, o número 1 do mundo Scottie Scheffler, não conseguiu mudar o rumo ao lado de Russell Henley.

Perdeu o seu terceiro duelo consecutivo, desta vez contra o escocês Robert MacIntyre e o norueguês Viktor Hovland, por um golpe, com Hovland a garantir o triunfo com um putt fenomenal da borda do green no buraco 17.

Tradicionalmente, a equipa da casa tem grande vantagem nesta competição bienal de matchplay, mas os detentores do título começaram em alta, liderando por 5-1/2 a 2-1/2 na sexta-feira, estragando a visita do presidente dos EUA, Donald Trump, ao local em Long Island.