Mais

Golfe: Europa aumenta a vantagem na Ryder Cup

Viktor Hovland surpreende, a Europa confirma.
Viktor Hovland surpreende, a Europa confirma.AFP
Depois de ter voado alto durante a manhã, a Europa resistiu à reação orgulhosa dos americanos e passou a estar a 5 pontos de distância (6,5 1,5) no final de um primeiro dia de grande nível. Os EUA têm dois dias para inverter a tendência.

Viktor Hovland e Tyrell Hatton (Europa) vs Justin Thomas e Jordan Spieth: Empatados

Que emoção para o primeiro jogo do dia. Quatro jogadores em boa forma, um cenário que viu os europeus fazerem birdie desde o início, mas os americanos pareceram superiores durante todo o tempo, graças em particular a um Justin Thomas imperial no putting, e estavam 2 up a cinco buracos do fim.

Corajosamente, a dupla do Velho Continente não desistiu e alcançou a diferença de três pancadas. Todos chegaram ao 18 empatados, prometendo uma magnífica ronda final. Os europeus estavam em maus lençóis e tiveram de contar com um esplêndido último putt de um Viktor Hovland que fazia bluff para salvar o empate e, finalmente, dar meio ponto à equipa dos EUA.

Jon Rahm e Nicolai Hojgaard (Europa) vs Scottie Scheffler e Brooks Koepka (EUA): Empatados

Tiro a tiro. Foi esse o resumo deste Homérico four-ball. Hojgaard foi monstruoso no início do jogo, com Rahm em desvantagem, mas a vantagem de dois pontos obtida após 8 buracos foi rapidamente apagada e a dupla americana, claramente a ganhar ímpeto, tomou finalmente a liderança no 15.º buraco. Mas Jon Rahm empatou imediatamente com um chip absolutamente monstruoso.

Scottie Scheffler saiu então da sua caixa com uma aproximação fabulosa no 17 que foi recompensada com um birdie, colocando os EUA no caminho da vitória. Mas isso sem contar com Jon Rahm, que fez um eagle fabuloso no 18 para empatar a partida e dar um duro golpe nos americanos, que nunca mais conseguiriam diminuir a diferença.

Robert MacIntyre e Justin Rose (Europa) vs Max Homa e Wyndham Clark (EUA): empatados

Também aqui, o primeiro birdie foi europeu, mas rapidamente parecia que o ponto iria para os EUA. 3 birdies em 5 pancadas permitiram à dupla americana passar para 2 UP após nove buracos, mas a dupla anglo-escocesa não desistiu e manteve-se em emboscada à espera que os seus adversários saíssem do campo. Foi o que aconteceu nos dois últimos buracos, quando se pensava que o jogo estava terminado, e um último putt falhado por Max Homa deixou a porta aberta a Justin Rose, que o bateu para ganhar um empate francamente inesperado.

Rory McIlroy e Matt Fitzpatrick (Europa) venceram Xander Schauffele e Collin Morikawa (EUA) por 5&3

Não houve suspense nesta partida. Fitzpatrick esteve verdadeiramente impressionante na volta de saída, batendo os seus primeiros seis putts, fazendo birdies em vários e até fazendo eagles no quinto buraco! No buraco 9, a dupla europeia já tinha 6 pontos de vantagem e a vitória era certa.

E mesmo que a dupla americana tenha retomado o controlo depois, a diferença era demasiado grande, com McIlroy a fazer o trabalho com a sua longa experiência para garantir definitivamente a vitória a partir do buraco 14 e manter a ascendência europeia no final de um primeiro dia de grande nível em Itália.