Mais

Golfe: Hovland abandona Ryder Cup por lesão e deixa Europa mais perto da vitória

Viktor Hovland está lesionado
Viktor Hovland está lesionadoPeter Casey / Imagn Images

Viktor Hovland, da Noruega, retirou-se da Ryder Cup neste domingo por causa de uma lesão no pescoço, decisão que deixou a Europa ainda mais próxima de uma vitória histórica sobre os Estados Unidos em Bethpage Black.

A impossibilidade de Hovland disputar o duelo contra o americano Harris English, no último dos doze confrontos individuais programados, faz com que cada equipa receba meio ponto no registo.

Com isso, a Europa abriu vantagem de 12-5 no registo geral antes dos onze duelos individuais restantes da tarde, o que significa que os visitantes precisam apenas de duas vitórias nas 11 partidas para manter a posse da taça.

Os norte-americanos ainda precisam de nove vitórias e um empate para conseguir a maior reviravolta da história da competição e recuperar o troféu.

"Não há nada que eu gostaria mais do que estar lá fora a representar a Equipa Europa e tentar ajudá-los a vencer a Ryder Cup," disse Hovland: "Não poder fazer isso é realmente devastador. Vou apoiar a minha equipa ao máximo e torcer por eles."

O nome de English estava num envelope entregue pelo capitão dos EUA, Keegan Bradley, para ser utilizado caso um adversário sofresse lesão, conforme acordo entre os capitães e as regras do evento, e por isso o duelo foi declarado empatado.

Hovland já vinha lidando com o problema desde que se retirou do Travelers Championship do US PGA Tour em junho. O norueguês recebeu tratamento durante os foursomes da manhã de sábado e não conseguiu jogar os four-balls da tarde, sendo substituído de última hora pelo inglês Tyrrell Hatton

Após realizar uma ressonância magnética numa clínica de Nova Iorque na noite de sábado, Hovland acordou no domingo sem conseguir mexer o pescoço. O nórdico ainda tentou aquecer em Bethpage, mas, devido à limitação de movimentos, informou ao capitão europeu Luke Donald que não poderia jogar.

"A dor do Viktor começou durante os foursomes da manhã, em que recebeu tratamento e medicação do fisioterapeuta e da equipa médica no campo durante o duelo," explicou o Dr. Andrew Murray, diretor médico da Ryder Cup Europa: "Depois disso, ele tentou aquecer para os four-balls de sábado, mas sentiu dor crescente ao balançar o taco e perdeu amplitude de movimento no pescoço, tendo de se retirar. Foi feita uma ressonância magnética após contato entre a Equipa Europa e a equipa médica da PGA of America no local, que confirmou o agravamento de uma lesão anterior – uma protrusão discal no pescoço, segundo o especialista em imagens médicas. Esta manhã, Viktor continuou a receber tratamento, mas infelizmente não consegue rodar ou flexionar o pescoço para um dos lados, tornando impossível disputar os duelos individuais."