Mais

Golfe: McIlroy quer que as memórias da Ryder Cup sejam de vitória e não de insultos dos adeptos

Rory McIlroy, da Irlanda do Norte, durante uma conferência de imprensa do India Championship em Nova Deli
Rory McIlroy, da Irlanda do Norte, durante uma conferência de imprensa do India Championship em Nova DeliARUN SANKAR / AFP

Rory McIlroy afirmou esta quarta-feira que pretende "mudar a narrativa" e afastar o foco dos insultos dos adeptos norte-americanos na Ryder Cup, para destacar antes a célebre vitória da sua equipa europeia.

O vencedor de cinco majors vai competir pela primeira vez no DP World India Championship, que arranca esta quinta-feira no Delhi Golf Club.

O torneio conta com a presença dos seus colegas de equipa na Ryder Cup Luke Donald, Tommy Fleetwood e Shane Lowry.

A Europa, sob o comando de Donald, venceu os Estados Unidos no mês passado em Bethpage Black, onde McIlroy foi especialmente visado por adeptos norte-americanos com comportamentos abusivos e grosseiros.

"O que é lamentável é que as pessoas não se recordam dessa exibição, mas sim da semana pelos motivos errados. Gostava de mudar o foco e destacar o quão forte foi a equipa europeia e o orgulho que senti por fazer parte desse grupo que conquistou uma Ryder Cup fora de casa" disse o norte-irlandês aos jornalistas, antes da sua estreia na Índia.

Na terça-feira, Donald afirmou que McIlroy "seria um excelente capitão".

O jogador de 36 anos respondeu: "Adorava ser capitão da equipa europeia um dia. Mas isso só acontecerá depois da minha carreira como jogador, ou pelo menos quando estiver a terminar e já não tiver nível para integrar a equipa, ou der lugar à nova geração. Espero que isso não aconteça já em 2027."

McIlroy elogiou a liderança de Donald nas duas edições da Ryder Cup em que este capitaneou a Europa. Em ambas, venceram os norte-americanos.

"Acho que o que Luke Donald fez nas últimas duas Ryder Cups revolucionou a função de capitão na Europa. Tem o respeito total de toda a equipa e de todos os que trabalharam com ele. Se conseguir ser quase tão bom capitão como o Luke Donald, já terei feito um excelente trabalho" afirmou McIlroy.