Rory McIlroy insultou os animados adeptos da Ryder Cup no sábado, antes de ser reforçada a segurança para controlar as galerias agitadas durante o duelo de quatro bolas da estrela europeia ao lado de Shane Lowry, numa tarde em que as tensões atingiram o auge.
No seu confronto de pares da manhã com Tommy Fleetwood, McIlroy – que na sexta-feira já tinha feito um gesto obsceno aos provocadores – usou uma palavra de baixo calão ao pedir aos adeptos barulhentos que "se calassem" enquanto se preparava para executar um golpe.
Mais tarde, McIlroy foi obrigado a interromper um putt por causa de um provocador no quarto buraco do seu duelo de quatro bolas com o amigo Lowry, o que gerou uma onda de vaias e levou McIlroy a perguntar a um árbitro se algo poderia ser feito em relação aos excessos dos espectadores.
Com os insultos a persistirem, foi possível notar o reforço da equipa de segurança para vigiar de perto a partida em Bethpage Black.
Após a vitória matinal por 3-2 sobre Harris English e Collin Morikawa, McIlroy afirmou que, embora já esperasse um ambiente favorável à equipa da casa, alguns comportamentos do público ultrapassaram os limites.
"Não me incomoda que nos provoquem. Isso é normal. É o que se espera numa Ryder Cup fora de casa," disse McIlroy no sábado; "O problema é quando continuam a fazê-lo enquanto estamos sobre a bola, prontos para bater. Isso é complicado. Entre os golpes, digam o que quiserem. Não me importo. Mas dêem-nos o respeito de nos deixarem jogar e a mesma oportunidade que os americanos têm."
À medida que Europa aumentava a vantagem sobre os Estados Unidos, McIlroy tornou-se o principal alvo dos comentários e insultos da multidão, desde os mais criativos aos mais banais.
"É preciso mesmo focar na tarefa do momento," afirmou McIlroy, acrescentando que a força mental é essencial.
Mesmo depois de ter feito um gesto obsceno para a multidão na sexta-feira, McIlroy disse após o jogo que a hostilidade dirigida a ele era "algo que já esperávamos".
"Foi barulhento e animado," comentou McIlroy: "Dificultaram-nos a vida, mas senti que eu e o Shane lidámos muito bem com isso e mantivemos o foco. Fizemos bons swings e bons putts quando era preciso."
McIlroy, que caiu de joelhos e chorou no green do 18.º em Augusta ao vencer o Masters e completar o Grand Slam de carreira, tem aproveitado o ambiente intenso, dizendo que, na véspera do evento, tem tido dificuldade em encontrar o equilíbrio sobre quanto deve interagir com públicos hostis.
"Por vezes, na Ryder Cup, envolvi-me demasiado com isso, demasiado com o público," admitiu McIlroy: "Mas também há momentos em que não me envolvi o suficiente. Por isso, é mesmo uma questão de encontrar o equilíbrio e usar essa energia da multidão para impulsionar o desempenho."