Mais

Golfe: Scottie Scheffler nomeado Jogador do Ano do PGA Tour pela terceira época consecutiva

Scottie Scheffler, dos Estados Unidos, foi nomeado Jogador do Ano do PGA Tour de 2024.
Scottie Scheffler, dos Estados Unidos, foi nomeado Jogador do Ano do PGA Tour de 2024.Kevin C. Cox / Getty Images via AFP
O melhor jogador do mundo, Scottie Scheffler, foi nomeado Jogador do Ano do PGA Tour pelo terceiro ano consecutivo, anunciou o circuito na terça-feira, após uma campanha em que conquistou nove títulos a nível mundial.

Scheffler ganhou o seu segundo colete verde do Masters este ano, o ouro olímpico em Paris, o PGA Tour Championship no final da época, os Playoffs da FedEx Cup e o The Players Championship, num recorde de vitórias.

O americano de 28 anos ganhou o Prémio Jack Nicklaus com 91% dos votos dos membros do PGA Tour que jogaram pelo menos 15 torneios este ano, batendo Rory McIlroy, quatro vezes vencedor de Majors, e Xander Schauffele, que ganhou dois Majors este ano.

O período de votação decorreu entre 25 de novembro e 4 de dezembro, pelo que a defesa do título de Scheffler no Hero World Challenge não oficial da semana passada nas Bahamas nem sequer foi tida em conta na votação. As outras vitórias de Scheffler no PGA Tour foram no Arnold Palmer Invitational, no Heritage uma semana depois do Masters, no Nicklaus Memorial Tournament e no Travelers Championship.

Tornou-se o único jogador, para além de Tiger Woods em 2005-2007, a ganhar o prémio de Jogador do Ano três anos seguidos. Woods também ganhou o prémio cinco vezes consecutivas entre 1999 e 2003.

O único outro jogador a ganhar três vezes no total foi o norte-irlandês McIlroy, que recebeu a honra em 2012, 2014 e 2019.

"Parabéns a Scottie Scheffler por uma temporada verdadeiramente histórica, coroada pelo seu primeiro título FedExCup e hoje um terceiro Prémio Jack Nicklaus consecutivo como Jogador do Ano do PGA Tour", disse o comissário do PGA Tour, Jay Monahan: "Scottie aceitou os desafios dos melhores jogadores do mundo nos maiores palcos durante toda a época e ser distinguido como Jogador do Ano do PGA Tour é a derradeira demonstração de respeito dos seus pares."

Scheffler tem 13 vitórias na sua carreira no PGA Tour, sete das quais este ano, e tornou-se o primeiro jogador a defender o seu título no The Players, além de conquistar o seu segundo título do Masters em três épocas.

Desde Woods, em 2007, que um jogador não ganhava sete eventos do PGA Tour numa época e Scheffler conseguiu-o mantendo-se no topo da classificação durante todo o ano, uma série que já atingiu 82 semanas consecutivas desde que assumiu o comando em 21 de maio de 2023.

Teve 16 Top-10 em 19 partidas no PGA este ano sem falhar um cut e também ajudou os Estados Unidos a manter a Presidents Cup ao derrotar os Internationals em Montreal.

Scheffler também ganhou o Prémio Byron Nelson pela média mais baixa do circuito, com 68,65 pancadas.