Mais

Golfe: Brian Harman quer conquistar o segundo título do Open após subir ao topo da classificação

Brian Harman em ação no Open Britânico
Brian Harman em ação no Open BritânicoHENRY NICHOLLS / AFP
Brian Harman disse que "tem o jogo" para vencer o Open Britânico, pela segunda vez em três anos, depois de um brilhante seis abaixo de 65 esta sexta-feira, que levou o americano ao topo da tabela de classificação.

O vencedor do Claret Jug de 2023 aproveitou ao máximo as condições benignas da manhã na Causeway Coast para fazer seis birdies numa volta sem bogeys, passando para oito abaixo do par.

Há dois anos, no Royal Liverpool, Harman também se distanciou na sua segunda jornada e nunca mais foi apanhado pelo pelotão no caminho para selar o seu primeiro major por seis pancadas.

O melhor que o jogador de 38 anos conseguiu em sete majors desde então foi um empate em 21.º lugar no US Open do ano passado.

No entanto, o jogo de Harman é feito à medida para as condições dos links à beira-mar, que são menos benéficas para os grandes batedores do tee do que a maioria dos campos do PGA Tour.

"Gosto da criatividade e de tentar pensar o percurso", disse Harman.

"Pode-se fazer à sua própria maneira. Adoro o golfe aqui. Combina comigo. A distância, claro, importa aqui, mas não tanto como noutros torneios, e não importa porque o terreno é tão firme que a bola rola", acrescentou.

Com nuvens negras e chuva torrencial a chegarem para os jogadores da tarde de sexta-feira, é provável que Harman saia no último grupo na terceira jornada crucial de sábado.

Mas ele está a tentar manter a calma, apesar de reconhecer que a oportunidade de disputar majors não aparece muitas vezes.

"Não estou a tentar ser heroico nem fazer nenhuma loucura. Sei que tenho o jogo para o fazer e é apenas uma questão de executar e manter-me concentrado", acrescentou.

"Fui citado depois (de ganhar o British Open de 2023) a dizer que passaria o resto da minha vida a tentar estar em posição de sentir isto outra vez, porque é o topo da nossa profissão, os grandes campeonatos. Sempre que podemos estar na luta, ter uma oportunidade de ganhar, é para isso que trabalhámos toda a nossa vida e não temos muitas oportunidades de o fazer", afirmou.

Harman, apelidado de "The Butcher" devido à sua paixão pela caça, disse que celebrou o seu Claret Jug há dois anos cortando a relva no seu novo trator.

Os seus comentários a favor da caça já foram alvo de críticas por parte de ativistas dos direitos dos animais, mas disse que vai "dormir como um bebé" apesar do furor, depois de um jantar de bife para recuperar as energias para o grande fim de semana que se avizinha.