Mais

Golfe: Jon Rahm "sente-se confiante" para acabar com a espera de Espanha por um título do British Open

Jon Rahm espera conquistar o seu primeiro título do British Open esta semana
Jon Rahm espera conquistar o seu primeiro título do British Open esta semanaGlyn KIRK / AFP
Jon Rahm disse esta terça-feira que se "sente confiante" antes da sua tentativa de acabar com a espera de 37 anos de Espanha por um título do British Open, quando a 153.ª edição começar no Royal Portrush esta semana.

O bicampeão de majors espera tornar-se apenas o segundo espanhol a levantar o Claret Jug, depois do tricampeão Seve Ballesteros.

Rahm terminou entre os 10 primeiros no US Open e no PGA Championship este ano e chega à Irlanda do Norte depois de ter ficado em segundo lugar, atrás de Talor Gooch, no evento LIV Golf em Valderrama.

"Sinto-me sempre perto. Sinto-me sempre confiante de que estou lá", disse aos jornalistas.

"Na semana passada, especialmente no domingo, foi muito bom. Foi uma jornada de golfe muito boa... Sinto-me bem e confiante. Espero poder voltar a tentar esta semana", acrescentou.

A Espanha não conquista o British Open desde a terceira vitória de Ballesteros, em 1988, mas esteve perto várias vezes desde então.

O bicampeão do Masters, José Maria Olazabal, terminou duas vezes em terceiro lugar, enquanto Sergio Garcia foi vice-campeão em 2007 e 2014.

Rahm é atualmente a principal esperança do país para conquistar um título no Open.

Ameaçou uma vitória de recuperação em 2021 antes de terminar empatado em terceiro lugar, atrás do eventual campeão Collin Morikawa, e fez parte de um distante empate a quatro para o segundo lugar, atrás de Brian Harman, há dois anos.

"Obviamente, tem havido alguns (candidatos espanhóis). Os principais, Ollie e Sergio, tiveram as suas oportunidades", disse o jogador de 30 anos.

"Nunca é fácil vencer um major, e nunca é fácil vencer um Open", acrescentou.

Rahm depende de bons desempenhos em majors para se qualificar automaticamente para a defesa da Europa na Ryder Cup em Nova Iorque, em setembro, devido ao seu estatuto de jogador da LIV Golf.

Ele está em 20.º lugar na lista de pontos e provavelmente precisará de um wildcard de Luke Donald para fazer parte da equipa para os confrontos em Bethpage Black.

"Sim, tenho pensado nisso", disse Rahm sobre a Ryder Cup, na qual conquistou 7,5 pontos em três participações.

"Já penso nisso há um ano, e continuarei a pensar nisso enquanto jogar golfe na minha carreira. Por isso, a Ryder Cup está sempre presente. Obviamente, quando acordo de manhã aqui, estou a pensar neste (British Open), mas a Ryder Cup estará sempre na minha mente", explicou.