O líder do ranking mundial fez uma terceira ronda quase perfeita ao campo do Royal Portrush, na Irlanda do Norte, sem grandes erros, terminando com 67 shots (quatro abaixo do par), sem qualquer bogey (uma acima) e com dois birdies (uma abaixo) e um eagle (duas abaixo).
Com o segundo lugar em 2022 a ser a sua melhor prestação no The Open, Scheffler já tem três majors no seu palmarés, um deles conquistado já este ano, o PGA Championship, que juntou aos Masters de 2022 e 2024.
O campeão olímpico em Paris-2024 parte para a quarta e última volta com quatro pancadas de avanço sobre o chinês Li Haotong, que tem um total de 203 (10 abaixo do par), depois de ter entregado um cartão com 69 (duas abaixo).
Mais longe da liderança ficou o norte-americano Matt Fitzpatrick, que este sábado fez 71 pancadas (igual ao par), sendo ultrapassado por Li Haotong na segunda posição, estando agora com nove abaixo do par (204).

Depois de fazer uma das melhores voltas do dia, com 66 shots (cinco abaixo do par), o norte-irlandês Rory McIlroy, antigo número um mundial, subiu ao quarto lugar, com um total de 205 (oito abaixo), já a umas longínquas seis pancadas de Scheffler.
Em igualdade com McIlroy estão os norte-americanos Chris Gotterup e Harris English e o inglês Tyrrel Hatton.
O campeão do The Open em 2024, o norte-americano Xander Schauffele, está no oitavo lugar, com 206 pancadas (sete abaixo do par).