Com o habitual fator vento praticamente ausente, foi um dia de baixa pontuação no belo Plantation Course, com apenas dois jogadores a baterem acima do par.
Matsuyama, o campeão do Masters de 2021, começou com uma série de três birdies consecutivos a partir do quarto buraco, acrescentando outro no par 3 do oitavo.
Matsuyama acrescentou mais quatro birdies nos últimos nove buracos, incluindo um putt de 35 pés no 11.º, e disse que sentia que os seus problemas de lesão estavam agora fora da sua mente.
"Só tenho de acreditar que estou em boa forma e pronto para jogar, por isso é aí que estou", disse o jogador de 32 anos, que está agora a tentar a sua 20.ª vitória profissional e a 11.ª no PGA Tour.
Matsuyama está com 16 abaixo do par após duas voltas e não se preocupa com o ataque do número um mundial, Scottie Scheffler, que não participa no torneio depois de ter magoado a mão num acidente de cozinha no dia de Natal.
Mas o californiano Morikawa, cujos avós nasceram a apenas 16 quilómetros do campo de Lahaina, também fez 65 pancadas para entrar no fim de semana com uma hipótese.
Morikawa aproveitou ao máximo as oportunidades de birdie nos últimos nove buracos, com uma série de cinco birdies consecutivos a partir do 13.º buraco.
"Bati algumas pancadas de qualidade e tive muitas oportunidades de birdie. Senti que nos últimos nove buracos tive oportunidades de birdie. Obviamente, fiz uma mão-cheia deles, mas foi bom ver um par a cair e bater também, sabes, um par próximo no 14 e no 15", disse.
"Não estou a dizer a mim próprio que tenho de ser paciente. Conheço este campo de golfe e sei que a qualquer altura se pode fazer uma pequena série de birdies, e só tinha de continuar a jogar o meu jogo. O jogo pareceu-me suficientemente sólido para conseguir um resultado baixo e, felizmente, isso aconteceu na segunda metade da ronda de hoje", explicou.
Um quarteto de jogadores ficou a uma pancada de Morikawa: o canadiano Corey Conners, o americano Maverick McNealy, que jogou 64, o líder da noite, Tom Hoge, que desistiu depois de jogar 68, e o belga Thomas Detry (65).
O capitão da Ryder Cup dos EUA, Keegan Bradley, também jogou uma ronda de 64. Keegan Bradley também jogou 64 e está a três pancadas da liderança depois de terminar a sua ronda com um eagle no buraco 18, onde fez um putt de 29 pés.
Wyndham Clark, o vencedor do Open dos Estados Unidos de 2023, também estava a 13 abaixo do par depois do seu 64, que incluiu sete birdies nos últimos nove buracos.
"Não prefiro necessariamente este nível baixo, mas, ao mesmo tempo, fazemos com que campos como este pareçam fáceis. Para ser sincero, não é assim tão fácil", disse.
"Normalmente, há muito vento aqui e hoje não havia muito vento, por isso há muitas oportunidades de birdie e, por vezes, de eagle. Nunca bati 20 pancadas abaixo do par no PGA Tour, por isso talvez consiga quebrar isso esta semana", acrescentou.