Mais

Golfe: Matsuyama mantém ligeira vantagem sobre Morikawa no The Sentry com recorde

Hideki Matsuyama joga a tacada do terceiro tee durante a terceira ronda do The Sentry.
Hideki Matsuyama joga a tacada do terceiro tee durante a terceira ronda do The Sentry.Sarah Stier / Getty Images via AFP
Hideki Matsuyama fez 11 birdies numa volta de 11 abaixo do par 62 no sábado para estabelecer o recorde do torneio de 54 buracos com 27 abaixo do par e manter uma vantagem de uma pancada sobre Collin Morikawa no torneio The Sentry em Kapalua, Havai.

Morikawa também jogou 62, com nove birdies e um eagle.

Com os ventos que tantas vezes assolam o Plantation Course novamente ausentes, cinco jogadores registaram voltas de 10 abaixo do par ou melhor. O resultado de Matsuyama nos 54 buracos foi de 192, uma pancada melhor do que o anterior recorde do torneio de 54 buracos.

O japonês Matsuyama, campeão do Masters de 2021, começou a jogar com uma série de quatro birdies consecutivos, do terceiro ao sexto buraco. Fez um putt de 58 pés no nono buraco do par 5 para igualar Morikawa.

Depois de birdies no 10.º e no 12.º, assumiu a liderança com um birdie de um metro no 14.º, o que deu início a uma série de três birdies consecutivos. Matsuyama manteve o ímpeto com um par improvável no 17, depois de a sua tacada de saída ter ficado do lado errado do caminho do carrinho.

Terminou com um birdie no par 5 do 18, onde forçou a sua segunda pancada até à borda do green e fez dois putts para manter a sua vantagem sobre Morikawa.

"O Collin jogou bem e eu segui-o, por isso foi um bom dia", disse Matsuyama, que está a aproximar-se da sua 20.ª vitória profissional e 11ª no PGA Tour.

Morikawa bateu 12 de 15 fairways e todos os greens in regulation. Matsuyama manteve a pressão durante toda a ronda, começando com um birdie de dois metros na primeira pancada.

Depois de birdies no terceiro e quarto, fez um putt de 26 pés para eagle no quinto e estava seis abaixo do par do dia depois de um birdie no nono. Acrescentou birdies no 11.º e 12.º, e outro par no 15.º e 16.º antes de terminar com birdie no 18.º.

"Hoje foi muito, muito bom", disse Morikawa, cujos seis títulos do PGA Tour incluem o PGA Championship 2020 e o British Open 2021: "Alguns tiros lá fora (eram) um pouco sorrateiros, mas na maioria das vezes os ferros estavam no meio do rosto - eu sabia para onde eles estavam indo."

A sua vitória mais recente foi no Zozo Japan 2023 Championship, onde terminou uma seca de títulos de quase dois anos, e Morikawa ficou encantado com o facto de o trabalho que fez durante a época baixa ter dado frutos no torneio de abertura da época.

"É bom que tudo se encaixe", disse ele: "Não quer dizer que se fique imediatamente entre os dez primeiros, ou entre os cinco primeiros, ou que se tenha hipóteses de ganhar. Mas é bom poder juntar tudo e fazer alguns resultados num só torneio."

O domingo prometia ser outro duelo entre Matsuyama e Morikawa. O belga Thomas Detry ficou a quatro pancadas de Morikawa depois de um 65 para 197.

O sul-coreano Im Sungjae fez um impressionante 62 para ficar sozinho em quarto lugar com 198, enquanto o inglês Harry Hall fez 66 para 199.

O número um mundial Scottie Scheffler não esteve entre os 60 participantes depois de ter magoado a mão num acidente de cozinha no dia de Natal.