Mais

Golfe: Tiger Woods vai liderar um comité do PGA Tour liderado por jogadores e centrado na revisão da modalidade

Tiger Woods é um dos vários jogadores-diretores que fazem parte do novo comité
Tiger Woods é um dos vários jogadores-diretores que fazem parte do novo comitéMichael Owens / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Tiger Woods vai liderar um novo comité dirigido por jogadores, com o objetivo de supervisionar uma mudança radical do golfe profissional na América do Norte, anunciou esta quarta-feira o diretor executivo do PGA Tour, Brian Rolapp.

Em declarações na véspera do final da época do Tour Championship, Rolapp disse que Woods será o presidente de um comité de nove membros, o Future Competition Committee, que terá como objetivo conceber o "modelo competitivo ideal" para o golfe.

Rolapp, que só recentemente assumiu o seu cargo no PGA Tour depois de duas décadas na National Football League, disse que o comité tinha sido encarregado de liderar uma "mudança significativa" no modelo atual do desporto.

"O objetivo desta comissão é muito simples", disse Rolapp numa conferência de imprensa.

"Vamos conceber o melhor modelo competitivo de golfe profissional do mundo para benefício dos adeptos do PGA Tour, dos jogadores e dos seus parceiros", acrescentou.

"O objetivo não é uma mudança incremental. O objetivo é uma mudança significativa", explicou.

Woods será um dos seis jogadores que farão parte do comité, juntamente com Patrick Cantlay, Adam Scott, Camilo Villegas, Maverick McNealy e Keith Mitchell.

Entre os três conselheiros empresariais do painel contam-se John Henry, o bilionário proprietário do Fenway Sports Group, que detém os Boston Red Sox e o Liverpool, campeão da Premier League inglesa.

Rolapp afirmou que o comité será guiado por princípios orientadores que promovam a paridade competitiva, criando mais torneios em que os melhores jogadores se defrontem entre si e concebendo uma época que seja simples de seguir.

"Penso que o objetivo será criar eventos que sejam realmente importantes, e como o faremos, qual será esse número, iremos determinar", disse Rolapp.

"Mas esse é certamente o objetivo. Como é que se consegue criar um calendário de competições em que cada evento seja importante, que esteja ligado a uma pós-temporada, mas de uma forma em que os melhores golfistas se possam reunir e ter um bom desempenho", acrescentou. 

"Penso que tudo isso é uma questão em aberto - e são essas as coisas que vamos analisar com uma mente aberta", defendeu.

"Nada fora da mesa"

Numa entrevista ao Wall Street Journal publicada esta quarta-feira, Woods disse que o comité iria analisar todas as opções. As possíveis alterações poderiam incluir menos eventos, campos mais pequenos e apostas mais altas, segundo o Journal.

"Nada está fora de questão", disse Woods.

"Vamos passar por muitos cenários diferentes e muitas coisas diferentes que podem acontecer", explicou.

Woods, de 49 anos, que não competiu este ano, enquanto recupera de uma rotura do tendão de Aquiles, deu a entender que o PGA Tour estava prestes a sofrer alterações importantes no seu formato.

"É um dos momentos mais emocionantes do nosso desporto poder criar algo que é verdadeiramente transformador", disse Woods.

"Por vezes, nunca temos uma oportunidade destas em toda a nossa carreira. Mas estamos a viver esse momento agora", acrescentou.

Rolapp não deu um cronograma de quando um novo visual do Tour - que já lançou a sua programação da temporada de 2026 - seria lançado.

"Vamos levar o máximo de tempo possível para acertar", disse Rolapp.

"Gostaria de introduzir o modelo competitivo correto o mais rapidamente possível. Mas queremos fazê-lo corretamente e, por isso, demoramos o tempo que for preciso, enquanto avançamos agressivamente", acrescentou.

Rolapp, por seu turno, não comentou a forma como a mudança planeada para o PGA Tour se iria encaixar nas conversações em curso com vista à unificação do desporto, na sequência do surgimento do circuito LIV Golf, financiado pela Arábia Saudita.

"Penso que a minha principal preocupação será reforçar o Tour e uma folha de papel em branco significa uma folha de papel em branco. O que quer que seja que faça isso, eu vou perseguir agressivamente", disse Rolapp quando questionado se encontrar um terreno comum com o LIV Golf era uma prioridade.