Mais

Golfe: Augusta oferece isenção a seis atletas nacionais e alinha a qualificação com o The Open

Rory McIlroy veste o famoso casaco verde depois de vencer o Masters no Augusta no início deste ano
Rory McIlroy veste o famoso casaco verde depois de vencer o Masters no Augusta no início deste anoMichael Reaves / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

O Augusta National anunciou esta terça-feira alterações aos métodos de qualificação para o Masters, acrescentando os vencedores de seis Opens nacionais de todo o mundo e eliminando os vencedores dos torneios de outono do US PGA Tour.

A mudança imediata segue o estilo da série de qualificação do Royal & Ancient (R&A) British Open, que começou em 2013, e dá ao Masters a sua própria série de qualificação para garantir fortes caminhos globais para o Masters a partir de vários circuitos.

Os convites para o Masters serão atribuídos aos vencedores do Open da Escócia, Open de Espanha, Open do Japão, Open de Hong Kong, Open da Austrália e Open da África do Sul.

"O Masters Tournament há muito reconhece a importância de ter uma representação internacional entre os seus convidados", disse o presidente do Augusta National, Fred Ridley.

"Nós, juntamente com o R&A, temos um compromisso partilhado com o jogo global e estamos orgulhosos de trabalhar juntos. O anúncio de hoje reforça a visão coletiva das nossas organizações de recompensar os melhores talentos de todo o mundo que chegam ao topo dos históricos campeonatos nacionais abertos. Esperamos que este reconhecimento formal destaque estes jogadores e os eventos que irão representar no Masters e no The Open, a partir do próximo ano", acrescentou.

Os oito eventos do PGA Tour disputados depois do Tour Championship são a última oportunidade para os jogadores garantirem o direito de jogar no ano seguinte, mas uma alteração na linguagem da qualificação significa que os vencedores desses eventos já não garantem vagas no Masters.

A partir do final deste ano, os jogadores podem começar a qualificar-se para o 154.º Open no Royal Birkdale em 15 eventos em 13 países. Os pormenores finais sobre a série serão revelados no próximo mês.

Partilhamos o mesmo objetivo que o Augusta National de oferecer lugares tanto no The Open como no Masters aos jogadores que competem em Opens nacionais e, ao fazê-lo, ajudar a promover e reforçar o nosso desporto nessas regiões", afirmou Mark Darbon, Diretor Executivo do R&A.

"Isto cria uma excelente oportunidade para jogadores de todas as partes do mundo se qualificarem e acreditamos firmemente que isto continuará a enriquecer a qualidade dos campos em ambos os principais campeonatos", acrescentou.

O 90.º Masters do próximo ano será disputado de 9 a 12 de abril, no Augusta National.