Mais

Golfe: McIlroy trabalha mais, apesar das duas vitórias antes do Masters de 2025

McIlroy está ansioso pelo Masters deste ano
McIlroy está ansioso pelo Masters deste anoKENNETH RICHMOND / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Rory McIlroy ganhou duas vezes num ano antes do Masters pela primeira vez na sua carreira, mas isso não o impediu de trabalhar nos pormenores antes de chegar ao Augusta National.

O irlandês de 35 anos venceu o Pebble Beach Pro-Am em fevereiro e o The Players Championship em março e chega a Augusta com a oportunidade de completar um Grand Slam na carreira.

McIlroy, tetracampeão de um Major e que não ganha um Major desde 2014, vai tentar juntar-se a Jack Nicklaus, Tiger Woods, Gary Player, Ben Hogan e Gene Sarazen como os únicos jogadores a ganhar os quatro títulos de Major.

O segundo classificado McIlroy partilhou o quinto lugar no Open de Houston no fim de semana passado e disse ao Golf Channel que o seu cotovelo direito o tem "incomodado" "um pouco" e que iria "receber algum tratamento e certificar-se de que está bem para ir para Augusta".

McIlroy disse que adicionou algum loft ao seu driver num ajuste de fim de semana, enquanto trabalha o seu jogo para atingir a sua melhor forma antes de fazer outra tentativa no único grande prémio que lhe escapou.

"Ainda sinto que tenho algumas coisas para trabalhar. Ainda não acho que o meu jogo esteja 100% sob o controlo que eu gostaria", disse McIlroy.

"Vamos trabalhar em casa e certificar-nos de que estou bem para o Masters".

As últimas rondas públicas antes do início dos treinos do Masters, na segunda-feira, não levaram McIlroy onde ele queria estar antes de testar os greens ondulantes e rápidos do Augusta National.

"Queria ver-me a conduzi-lo um pouco melhor, o que ainda não vi", disse McIlroy.

"Acho que, em termos de jogo curto, queria que fosse um pouco melhor. O chipping tem sido muito bom. Fiz um bom scramble, por isso foi bom ver isso. Ainda sinto que preciso de trabalhar um pouco mais no tee e de perceber como funciona o driver".

McIlroy fez uma viagem a Augusta antes do Houston Open para ver o que o esperava, notando a perda de árvores devido a danos causados pela tempestade no buraco 16.

"A perda de algumas árvores é definitivamente percetível", disse. "Tiveram de refazer o green, mas está exatamente igual ao que era... tirando talvez algumas sombras a menos no green ao fim do dia por causa de algumas árvores que se perderam".

O campeão em título Scottie Scheffler, cujas nove vitórias em 2024 incluíram o ouro olímpico, sente orgulho por McIlroy ter dito que queria tentar copiar alguns aspetos do seu jogo e apanhá-lo como número um mundial.

"Quando se é um tipo competitivo como o Rory, acho que se está sempre à procura de uma fonte de motivação", disse Scheffler.

"Ele está cá fora há muito tempo e penso que, por vezes, pode tornar-se um pouco redundante jogar os mesmos eventos vezes sem conta e qualquer fonte de motivação que se possa ter quando se é um jogador tão bom, penso que é uma coisa boa".

McIlroy, no entanto, está bastante feliz atualmente, observando: "Também tive bastante sucesso, por isso não acho que haja muitas peças em falta. Estamos sempre a olhar em volta, a ver se há certas coisas que podemos tirar do jogo de alguém. É difícil não olhar para o que o Scottie tem feito nos últimos anos e não reparar nisso".

McIlroy citou a estratégia e a gestão do campo por parte de Scheffler que "me obrigou a ser um pouco mais ponderado e diligente nesse aspeto".

Afastar-se mais cedo

McIlroy também começou a ponderar quando será a altura de terminar a sua carreira.

"Penso que quando tiver alcançado tudo o que quero alcançar no jogo e chegar a um ponto em que acho que já não consigo fazer isso", disse McIlroy.

"Também gostaria de me ir embora com um pouco mais no tanque. Não quero estar lá fora a envergonhar-me. Gostava de me ir embora, talvez um pouco antes do que devia".

Também excluiu a possibilidade de jogar no PGA Champions Tour, com mais de 50 anos.

"Algo correu terrivelmente mal se eu tiver de competir no golfe aos 50 anos", disse McIlroy.