Mais

Golfe: Mitchell lidera com Lowry a atacar e McIlroy a cinco na chuvosa Truist

Mitchell está à procura do seu primeiro título PGA desde 2019
Mitchell está à procura do seu primeiro título PGA desde 2019Andrew Redington / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Keith Mitchell manteve a liderança por uma pancada após a chuvosa segunda ronda de sexta-feira do PGA Tour Truist Championship, com Shane Lowry a atacar e Rory McIlroy a cinco de distância.

Mitchell, que procura o seu primeiro título PGA desde 2019, disparou um 67 abaixo do par três vezes para ficar em 12 abaixo do par 128 após 36 buracos no Philadelphia Cricket Club.

O americano de 33 anos, que disparou um 61 na quinta-feira, ganhou a sua única coroa PGA no Honda Classic de 2019, mas foi vice-campeão no mês passado em Puntacana.

"Muito mais altos e baixos. Os greens eram mais difíceis de bater porque tínhamos muito mais tacos, um pouco mais de vento e a chuva", disse Mitchell.

"Foi definitivamente mais difícil. Não acertei em tantos greens, mas achei que o meu jogo curto foi bastante bom. Tenho de manter a cabeça baixa e continuar a andar", acrescentou.

O irlandês Lowry, campeão do British Open de 2019, fez 65 pancadas para ficar a uma pancada de Mitchell, com o austríaco Sepp Straka em terceiro, com 130 pancadas, e o atual campeão McIlroy em quarto lugar, com 133 pancadas, depois de ter feito 67.

"Foi muito bom", disse Lowry.

"O tempo tornou-se um pouco desagradável, mas pensei que no início estava bom, não era o pior, não havia muito vento. Estou muito contente, mas o resto do pessoal está a passar um mau bocado", explicou.

A chuva intensa que caiu durante a tarde obrigou os trabalhadores do campo a molhar a água de vários greens entre os grupos para manter o campo jogável.

O evento foi transferido da sua casa habitual em Quail Hollow, em Charlotte, Carolina do Norte, porque esse campo vai acolher na próxima semana o 107.º PGA Championship.

Mitchell, número 90 do mundo, respondeu a um bogey no segundo buraco com birdies nos três buracos seguintes e a um bogey no 11 com birdies no 12 e no 14.

Lowry, que foi vice-campeão com McIlroy em Pebble Beach em fevereiro, competiu no Masters e sente que fez um grande avanço no seu jogo.

"Há uma consistência em todo o meu jogo que tem sido muito boa", disse Lowry.

"Acho que estou a amadurecer como golfista, a levar as dificuldades com a suavidade, a aproveitar bem os dias bons e a trabalhar os dias maus", acrescentou.

McIlroy fez seis birdies e três bogeys, respondendo duas vezes a bogeys com birdies no buraco seguinte, para partilhar o quarto lugar com o sul-coreano Kim Si-woo e os americanos Justin Thomas, Akshay Bhatia, Collin Morikawa e Patrick Cantlay.

O segundo classificado McIlroy, no seu primeiro evento a solo desde que venceu o Masters para completar o Grand Slam da sua carreira, está a jogar o seu último treino para o PGA da próxima semana em Quail Hollow, onde já ganhou quatro vezes.

"Um pouco desorganizado"

O pentacampeão dos principais torneios, vencedor em Pebble Beach e no Players, para além do Masters esta época, está satisfeito com os preparativos para o PGA, mas tem mais trabalho a fazer.

"Tenho batido bem, o que é bom de ver", disse McIlroy.

"Vi as minhas linhas muito bem nos primeiros dois dias. A minha concentração é boa. Cometi alguns erros pouco caraterísticos nos dois primeiros dias em comparação com a forma como joguei a maior parte do ano", acrescentou.

"Se conseguir resolver esses erros - seria bom ir para o campo e não ter de me esforçar tanto - se conseguir limpar as cartas durante o fim de semana, estarei numa boa posição para ir para Quail Hollow", concluiu.