Cantlay, que está à procura do seu primeiro grande triunfo, fez 65 pancadas, com seis birdies contra um único bogey, para saltar para o topo da tabela de classificação.
O sueco Ludvig Aberg, sexto classificado no ranking, vice-campeão do Masters em abril, na sua estreia num Major, fez um birdie putt de seis pés no par 3 do nono buraco para terminar com um resultado de quatro abaixo de 66 e ficar em segundo lugar.
O francês Matthieu Pavon fez 67 para ficar em terceiro, enquanto o americano Tony Finau fechou com um bogey no nono buraco para ficar em quarto com 68.
Quando terminaram, Scottie Scheffler, o número dois do mundo, Xander Schauffele, e Rory McIlroy, o terceiro classificado, partiram para testar um campo de 7.543 jardas com greens abobadados, áreas de resíduos arenosos e relva fina.
Cantlay, o campeão do playoff do PGA Tour de 2021, tem a melhor exibição importante de compartilhar o terceiro lugar no PGA Championship 2019 em Bethpage.
É também um candidato a um lugar nos EUA nos Jogos Olímpicos de Paris, mas precisa de terminar não pior do que em segundo lugar, esta semana, para ter uma oportunidade.
O grupo das estrelas inclui Scheffler, considerado o homem a bater com cinco vitórias no PGA Tour dos EUA este ano, o maior número de um jogador nesta fase desde Tom Watson em 1980.
Bicampeão do Masters, Scheffler tem 12 Top 10 em 13 torneios este ano e poderá igualar Woods, 15 vezes vencedor de grandes torneios, como o único jogador a ganhar um US Open enquanto está no topo da classificação mundial.
Schauffele venceu o PGA Championship no mês passado e conquistou o seu primeiro título importante, pondo fim a uma seca de vitórias de dois anos.
McIlroy tem cinco resultados consecutivos entre os 10 primeiros no US Open, melhorando a cada ano na corrida para o segundo lugar em 2023.
Cantlay, um titular dos últimos nove buracos, fez um bunker de 35 pés para fazer birdie no 11º buraco, falhou o green para fazer bogey no par 3 do 15.º buraco, fez birdie no 18.º buraco a pouco mais de 17 pés e fez um putt de cinco pés para birdie no primeiro buraco.
O americano de 32 anos dividiu a liderança com um birdie no quinto par 5 e um birdie putt de 20 pés no sexto par 3, e depois assumiu a liderança absoluta ao aterrar o seu approach no oitavo green a quatro pés do buraco e fazer o birdie putt.
Aberg começou nos últimos nove buracos e fez birdie no par 4 do 11.º e 12.º buracos com putts de birdie de apenas 19 pés e 32 pés, respetivamente. Depois de um bogey no 14, fez um birdie no 18.º e no primeiro buraco de cerca de quatro pés.
Depois de um birdie no cinco, falhou o green com o seu approach para o bogey do seis, mas ficou em segundo lugar com o seu birdie final.
O número 24 do mundo, Pavon, voou nas asas das águias.
O francês de 31 anos fez um eagle putt de 18 pés no par 5, um birdie putt de 38 pés no par 4 do oitavo e um eagle putt de 27 pés no par 5 do 10.º para assumir a liderança.
Fez um bogey no 11 depois de encontrar um bunker com a sua aproximação, salvou o par no 12 com um putt de apenas 14 pés e salvou o par novamente no 14 de pouco mais de 23 pés.
Em janeiro, tornou-se o primeiro francês a ganhar um evento do PGA Tour dos EUA desde 1907 com um triunfo em Torrey Pines.
Finau começou no back nine, abrindo e fechando com birdies, e respondeu a um bogey no segundo com birdies no quinto e sétimo buracos.
Koepka e Tiger bem atrás
O pentacampeão Brooks Koepka, que procura o terceiro título do Open dos EUA depois das vitórias em 2017 e 2018, e o sétimo classificado Collin Morikawa, duas vezes vencedor de grandes torneios, estavam entre os 70.
Morikawa partilhou o terceiro lugar no Masters em abril e o quarto no PGA Championship do mês passado. Ele foi vice-campeão com Scheffler no torneio Memorial da semana passada.
Morikawa tem a última vaga dos EUA para os Jogos Olímpicos de Paris, atrás de Scheffler, Schauffele e do atual campeão do Open dos EUA, Wyndham Clark.
Tiger Woods, 15 vezes vencedor de grandes torneios, lutando para superar as graves lesões nas pernas causadas por um acidente de viação em 2021, teve dificuldades para fazer um 74. Começou com um birdie no 10, mas fez cinco bogeys numa série de sete buracos a partir do 16.