Yamashita fez uma ronda final, de duas abaixo do par, para resistir a um forte desafio da inglesa Charley Hull no campo de links galês.
Terminou o torneio com 11 abaixo do par, com Hull e a japonesa Minami Katsu a terminarem empatadas no segundo lugar, depois de as rondas finais de 69 as terem deixado com nove abaixo.
Apenas um dia depois de completar 24 anos, Yamashita tornou-se a terceira mulher japonesa a vencer o British Open, depois de Hinako Shibuno, em 2019, e Ayako Okamoto, em 1984. Bebeu alegremente de uma garrafa de champanhe no green do 18.º buraco antes de enxugar as lágrimas de alegria depois de selar a sua vitória.
O melhor desempenho anterior de Yamashita num Major foi um empate em segundo lugar no Campeonato PGA Feminino do ano passado. Sobreviveu a um duro teste ao seu temperamento no último dia, depois de ter recomeçado com uma vantagem de uma pancada sobre a sul-coreana Kim A-lim.
Depois de ter jogado 65 pancadas sem bogeys na sexta-feira, Yamashita fez 74 pancadas, com um drive irregular no tee e dificuldades nos greens na terceira jornada. Yamashita recuperou a compostura este domingo e embarcou numa marcha incansável rumo ao troféu.
Antes deste ano, o melhor resultado de Yamashita no Open Britânico Feminino foi o 13.º lugar em 2022, mas ela dominou o campo de Porthcawl de forma enfática.
Kim testou Yamashita quando empatou no topo da tabela de classificação com um birdie no segundo buraco. Mas Yamashita recuperou imediatamente a liderança quando Kim falhou dois putts e fez bogey no buraco seguinte.
A inglesa Mimi Rhodes fez um hole-in-one no quinto buraco quando o seu tee shot bateu noutra bola e desviou para dentro.
No entanto, esse momento notável não conseguiu tirar o foco de Yamashita. No quarto buraco, Yamashita ganhou três pancadas de vantagem sobre Kim com um birdie gelado, enquanto a sul-coreana fez um bogey.
Um bogey de três putts no sétimo buraco deixou o desafio do título de Kim em frangalhos. Hull fez o seu melhor com três birdies em quatro buracos para ficar a uma pancada de Yamashita. Estava a 11 pancadas de distância no início da terceira jornada.
O maior défice de 36 buracos superado para ganhar um Major LPGA de sempre é de 10 pancadas, mas Yamashita eliminou qualquer hipótese de esse recorde ser batido. Fez birdies no oitavo e no nono para abrir três pancadas de vantagem.
Hull, que terminou em segundo lugar tanto no British Open como no US Open em 2023, continuou a lutar. A jogadora de 29 anos embocou um putt de birdie de oito pés no 12.º buraco e fez outro birdie sob aplausos no 14.º.
A liderança de Yamashita foi reduzida a uma pancada a cinco buracos do fim, mas à medida que a pressão aumentava, foi Hull quem cedeu.
Caiu com bogeys no 16.º e 17.º buracos e ofereceu o título à imperturbável Yamashita, que abraçou o seu caddie e ergueu o punho no ar de alegria depois de garantir a vitória.